Ação reuniu cursos da UCB e órgãos municipais para oferecer cuidados, informações e atividades gratuitas
Três gigantes unidos com um ideal: oferecer à população de Realengo qualidade de vida, informação e serviços que, normalmente, demandariam tempo e deslocamento para serem acessados.
Assim foi a Ação em Saúde que reuniu a Prefeitura do Rio, a Universidade Castelo Branco e o Parque de Realengo Susana Naspolini, realizada na manhã de sábado, 29/11. O evento mobilizou alunos, professores e profissionais de saúde, oferecendo diversos serviços aos frequentadores do local. Entre eles, destaque para:
- Psicologia: Saúde mental na comunidade e direitos de pacientes oncológicos no acesso à rede pública;
- Educação Física: Atividades psicomotoras e aulas de alongamento com a Terceira Idade;
- Direito: Orientações jurídicas em saúde, como evitar golpes na internet e direitos e garantias do microempreendedor;
- Nutrição: Orientações sobre alimentação saudável;
- Enfermagem: Orientações sobre saúde da mulher;
- Farmácia: Oficina de sabonete artesanal bioativo vegetal e orientação sobre medicamentos e seus riscos;
- Medicina Veterinária: Orientações de saúde dos pets;
- Biomedicina: Distribuição de protetor solar e orientações de uso e proteção da pele;
- Medicina Humana: Orientações de Suporte Básico de Vida;
- Fisioterapia: Tratamentos para dores lombares e avaliações posturais

Rafael Alves, gestor do Parque, avaliou positivamente a ação desenvolvida: “Essa atividade aqui dentro do Parque é muito importante para a população de Realengo e adjacências, que estava precisando desse tipo de ação, desse tipo de atendimento que a Castelo e a CAP 5.1 estão proporcionando para nós aqui no dia de hoje.”


Além da Castelo, outros serviços foram oferecidos por órgãos parceiros, como o Procon Carioca, com atendimento ao consumidor (dúvidas, reclamações e denúncias) e isenção da segunda via de documentos, como certidões de casamento, nascimento e óbito.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da CAP 5.1, organizou um mutirão com serviços de vacinação, orientação sobre tabagismo, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), estratégia de prevenção ao HIV, e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), auriculoterapia e orientações sobre a dengue, caramujos e outras zoonoses mais frequentes no verão, mas que não são exclusivas desse período.


A Pró-reitora acadêmica da UCB, professora Gabriela Bastos Soares falou sobre o evento: “É muito importante para a Universidade do Castelo Branco ocupar os espaços do seu entorno e da região onde está inserida para trazer melhores condições de vida para a população, para trazer reflexões sobre como melhorar a qualidade de vida, trazer propostas em relação à saúde, em relação à questão dos direitos das pessoas, do cidadão. Então, é sempre muito importante a gente ter esse contato com a comunidade para que a gente possa estar trazendo novas perspectivas e mostrando o que a Universidade tem produzido.”
“Para melhorar a situação do bairro e da região como um todo, esse tipo de atividade é fundamental porque ele faz essa integração, onde a população sente parte dessa grande obra que é esse parque e de tudo que pode ser desenvolvido aqui e que só pôde ser possível, devido à parceria entre a Castelo, a Prefeitura e a CAP 5.1”, completou a professora.
A ação também incluiu rodas de conversa sobre o Novembro Azul, com foco na prevenção e combate precoce ao câncer de próstata, além de orientações de saúde bucal, ações de prevenção à violência infantil e conteúdos de planejamento reprodutivo.



Eventos como esse são possíveis graças às diversas parcerias firmadas entre a UCB, a Prefeitura do Rio e outras instituições, num compromisso de muitos anos em prol dos alunos e da população de Realengo, casa da Castelo há mais de 60 anos.











