UCB reforça ações de conscientização no Outubro Rosa

Universidade promove atividades práticas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero

Outubro chegou e trouxe com ele a responsabilidade de conscientizar a todos sobre uma questão importantíssima e que, em muitos casos, é negligenciada: os cânceres de mama e do colo do útero. A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso à informação sobre essas doenças que ainda afetam milhares de mulheres todos os anos.

Mas como surgiu a campanha Outubro Rosa?

A iniciativa surgiu nos Estados Unidos, no início da década de 1990, com o propósito de alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Em 1991, a Fundação Susan G. Komen for the Cure instituiu o laço rosa como símbolo oficial da campanha, distribuído pela primeira vez durante a “Corrida pela Cura” (Race for the Cure), em Nova York.

No Brasil, o movimento surgiu em 2002, mas ganhou força em 2008, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. O gesto marcou o início das ações nacionais que, dez anos depois, se consolidaram com a Lei nº 13.733/2018, tornando o Outubro Rosa uma campanha oficial e permanente. Desde então, monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e até o Congresso Nacional, entre outros, passaram a receber a iluminação simbólica que destaca os meses de conscientização.

Na Universidade Castelo Branco, o compromisso com a saúde e a informação de qualidade se renova a cada edição da campanha. Todos os anos, a instituição promove palestras, rodas de conversa e atividades práticas, com a participação de alunos e professores da instituição.

Na noite de quinta-feira (09/10), os cursos de Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia realizaram uma exposição de trabalhos e ações sobre o tema. As atividades abordaram desde a realização do autoexame e orientações jurídicas sobre os direitos das mulheres com câncer de mama até temas como autoestima, sexualidade e cuidados no pós-operatório.

A programação também incluiu orientações sobre cosmetologia voltadas a peles sensíveis a tratamentos intensivos, mensagens motivacionais e até um espaço para detecção precoce do câncer de mama em pets, todas realizadas pelas ligas acadêmicas da UCB, distribuição de lacinhos rosa para serem usados em roupas e a adesão de funcionários de diversos setores, usando roupas rosa.

As atividades continuam ao longo de todo o mês de outubro, em diferentes formatos e locais, com o apoio de alunos, professores e colaboradores, unindo a todos, em prol da conscientização sobre a prevenção, detecção e tratamento precoce do câncer de mama, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos.

Um evento marcado por interação e troca de conhecimento, reforçando o compromisso da UCB com uma formação humana e socialmente responsável. Legado que a Castelo sempre respeitou e faz questão de manter firme nas tradições.

Leia também

Sustentabilidade em ação: UCB é certificada por energia limpa

A instituição passa a integrar grupo de organizações que utilizam fontes renováveis em seu fornecimento de energia. Você sabe o que é “Energia Elétrica Renovável”? As energias renováveis são uma alternativa que contribui para a preservação da natureza, gera menor

Leia mais »

Alunos de Medicina promovem ação de vacinação

Uma aula prática da UCB que permite aos alunos vivenciar a prática adquirida em sala de aula Alunos do 3º período do curso de Medicina da Universidade Castelo Branco realizaram, na quarta-feira, 1º de outubro, uma ação de conscientização e

Leia mais »

Equidade na UCB: Um esforço de todos e para todos

Relatório Semestral de Transparência destaca trabalho desenvolvido pela instituição Igualdade de oportunidade é um dos valores que a Universidade Castelo Branco cultiva em sua história desde sempre. Fundada pelo casal Vera e Paulo Gissoni, a instituição, com mais de 50

Leia mais »