A roda de conversa fez parte das ações do mês dedicado à mulher, promovidas ou apoiadas pela universidade
O mundo tem dado cada vez mais indícios de que o empreendedorismo é a nova ferramenta e fonte de renda para muitas pessoas.
Existem diversas formas de empreender, e essa ação tem sido uma maneira de recolocação no mercado de trabalho ou de adaptação às tendências que estão se fortalecendo na economia.
Dentre toda a população que cria, vende, transforma e produz, as mulheres são as que mais se destacam. Dessa forma, o chamado “Empreendedorismo Feminino” se tornou a força motriz e a principal fonte de renda para muitas mulheres que não conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho, que buscaram uma recolocação profissional ou que, muitas vezes, encontram dificuldades para conciliar o trabalho, a família, a casa, os filhos… A rotina, de modo geral.
Mas como começar? Onde buscar apoio? O que pode ser feito para dar o primeiro passo? E, para aquelas que já iniciaram e possuem um negócio em andamento, como avançar?
Para isso, existe o grupo “Lídias dessa Geração”. Um projeto de empreendedorismo feminino cristão que busca mostrar que é possível aplicar princípios bíblicos nos negócios, promovendo lealdade, integridade e incentivo a todas as mulheres que participam da iniciativa.
Na quinta-feira (20/03), no Teatro UCB (Carlos Wenceslau), aconteceu o evento “Painel Mulheres em Movimento – A Vida Além do Óbvio”. Um evento voltando para as empreendedoras ou para quem tem planos de empreender, mas que não sabem por onde começar.
Sabrina Fagundes, jornalista e líder do grupo de Empreendedorismo Feminino falou sobre o evento e a importância do incentivo e apoio às mulheres empreendedoras: “Nós tivemos a iniciativa de fazer um evento voltado para mulheres, para mostrar a força da mulher e o movimento que todas sempre fazem para equilibrar os pratos, desempenhando suas muitas funções e facetas: mãe, profissional, empreendedora, empresária, etc.”
E completa: “A proposta do evento é justamente que as mulheres possam se inspirar umas nas outras. Que empatia não seja apenas uma palavra, mas sim uma atitude. Quando promovemos esse tipo de evento, onde cada uma compartilha um pouco da sua história, criamos conexões que inspiram e motivam todas a continuarem se movimentando. ”
Organizado pelo curso de Enfermagem da universidade, o evento contou com palestras, rodas de conversa, sorteios de brindes e uma exposição da Feirinha.
O empreendedorismo feminino no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos 12 anos. De acordo com dados do Sebrae, em 2024, o país atingiu a marca histórica de 10,4 milhões de mulheres à frente de negócios, representando um aumento de aproximadamente 42% em relação a 2012.
Mulheres empreendedoras não apenas movimentam a economia, mas também impactam a sociedade de maneira expressiva. Estima-se que metade das pequenas empresárias brasileiras sejam as principais responsáveis pela renda de suas famílias, tornando-se peças-chave no desenvolvimento de suas comunidades e incentivando outras mulheres a empreenderem e conquistarem sua independência financeira.








Para conhecer mais sobre o trabalho do grupo “Lídias dessa Geração”, clique AQUI!
Clique AQUI e veja todas as fotos