UCB promove ações em prol do envelhecimento saudável às vésperas do Dia Internacional das Pessoas Idosas

Na esteira do Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebrado na próxima terça-feira (01/08), a Universidade Castelo Branco promoveu um final de semana com atividades voltadas para a saúde da população idosa. Os eventos, que aconteceram no sábado (28) e no domingo (29), contemplaram palestras sobre hábitos recomendados para o envelhecimento saudável, além de testes clínicos e físicos com interpretação dos resultados promovidos tanto na instituição de ensino, no campus Realengo, quanto para quem passava pelas ruas de Copacabana.

As ações fazem parte do programa UCB60+, que oferece atividades físicas para pessoas idosas e propõe a conscientização sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis para garantir mais autonomia e disposição na terceira idade. Para o coordenador do projeto e professor de Educação Física e Medicina da instituição, Hélio Furtado, a ideia foi representar a data com ações de promoção de saúde para idosos. 

“Queremos transmitir a noção de que a qualidade de vida está ligada ao exercício físico, à alimentação saudável e à prevenção do estresse. Para nós, como universidade, ter um grupo de idosos participando do programa atende a uma expectativa muito grande. Além disso, essa experiência nos dá a oportunidade de transformar pesquisa e extensão em uma literatura que dá uma formação bem sólida aos estudantes”, afirma. 

Atividades na universidade

No sábado, as monitoras do curso de Medicina, Gabriela Cirqueira, Julia Pascoal e Roberta Lopes ministraram uma palestra direcionada para membros do UCB60+ sobre hábitos saudáveis no envelhecimento. Promovido no campus da universidade, o evento abordou temas como alimentação, hidratação, qualidade do sono, estímulos mentais e a necessidade de interação social. Após a palestra, os presentes tiveram a oportunidade de passar por avaliações de capacidade funcional.

Participantes das atividades e membros do programa há mais de 10 anos, Maria da Silva e Tânia Trajano apontam que um dos pontos altos é a interação social promovida pela organização. 

“Além de aprender mais sobre hábitos saudáveis, interagimos todos juntos. A gente troca ideias, compartilha experiência, faz passeios… é muito gratificante, uma distração para mim”, salienta Maria. “O relacionamento com as pessoas é o ponto mais importante para mim. Isso é o que torna tudo mais especial”, completa a colega. 

Promoção do envelhecimento saudável em Copacabana

Já no domingo, a ação se estendeu para Copacabana, onde alunos de Medicina e Educação Física da UCB realizaram uma série de avaliações clínicas e físicas voltadas para pessoas idosas que circulavam pela Avenida Atlântica. A atividade, que teve como foco os moradores da região, onde cerca de 30% da população é composta por idosos, ofereceu aferições de pressão arterial, testes de glicemia, além de uma bateria de exames para avaliar força, flexibilidade, coordenação motora e capacidade cardiorrespiratória.

Com a supervisão de professores, os estudantes orientaram os participantes sobre os resultados das avaliações, sugerindo mudanças de hábitos e encaminhando aqueles que necessitavam de acompanhamento para programas de saúde pública gratuitos oferecidos pela prefeitura. A ação buscou reforçar a importância da autonomia e da prevenção na promoção de um envelhecimento saudável, alertando sobre o impacto positivo da prática regular de atividades físicas e de uma alimentação balanceada.

“Essas avaliações são essenciais para entendermos como está a saúde da nossa população idosa e, a partir disso, podermos propor intervenções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. Promovemos atividades como esta semestralmente, buscando gerar impacto contínuo na vida dessas pessoas”, sublinha o professor Hélio Furtado. Ao todo, mais de 100 pessoas foram atendidas durante as atividades realizadas no bairro.

Veja fotos dos eventos

Leia também

Bem-Vindos Caulouros UCB

Universidade Castelo Branco realiza semena de acolhimento para o semestre letivo de 2026.1, com palestras, bate-papo e muita interação Mais um ano letivo se inicia e, para celebrar com os calouros, a Universidade Castelo Branco promoveu, entre os dias 23

Leia mais »

UCB recebe pesquisadora Tatiana Sampaio

A atividade reuniu alunos e professores no Centro Esportivo da instituição, único espaço com capacidade para acomodar todos os presentes A Universidade Castelo Branco recebeu, na quarta-feira (25/02), a bióloga Tatiana Sampaio, cientista da UFRJ e líder da pesquisa com

Leia mais »

Universidade Castelo Branco Promove Atualização Docente

Encontro reúne professores novos e antigos para troca de informações e capacitação Qualidade de ensino é missão de quem tem tradição de verdade. Pensando nisso, a Universidade Castelo Branco realizou, entre os dias 2 e 6 de fevereiro (segunda a

Leia mais »

Oportunidade: UCB realiza mais um Vestibular Social

A ação contempla candidatos com bolsas de estudo nos diversos cursos de graduação da instituição A Universidade Castelo Branco tem como uma de suas principais missões a filantropia. Dessa forma, realizou, no dia 28 de janeiro (quarta-feira), mais uma edição

Leia mais »

UCB celebra Vera Gissoni

Se estivesse viva, a fundadora da Universidade Castelo Branco estaria completando, no dia 9 de janeiro, 89 anos Nascida em 1937, a professora Vera, como era conhecida, iniciou sua trajetória na educação ainda muito jovem, trabalhando em uma pequena escola

Leia mais »