UCB investe em inovação com novo Laboratório de Simulação Realística e modernização da biblioteca no campus Realengo

Evento contou com a presença de autoridades do RJ, incluindo representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Exército Brasileiro e o vice-prefeito eleito

A Universidade Castelo Branco (UCB) realizou, nesta quinta-feira (17/10), a inauguração do novo Laboratório de Simulação Realística e da recém-modernizada biblioteca do campus Realengo. O evento, iniciado no Teatro Carlos Wenceslau, contou com uma apresentação sobre os novos espaços, seguida de uma visita guiada às instalações da biblioteca e encerrado com um brunch para os convidados. Entre os presentes, além de membros do corpo docente e discente da UCB, estiveram o deputado estadual e vice-prefeito eleito, Eduardo Cavalieri, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e autoridades da área, do Exército Brasileiro e membros da sociedade civil.

Projetados para promover inovação e pesquisa de ponta, o novo laboratório da instituição conta com salas de alta complexidade, consultórios para atendimento simulado, espaço de metodologias ativas e diversos outros espaços para enriquecer a formação dos estudantes. A pró-reitora acadêmica da UCB, professora Gabriela Bastos, ressalta o impacto da integração entre teoria e prática para a formação dos estudantes da área de saúde. “Essa articulação ao longo de toda a formação dos nossos cursos é essencial para a qualidade do ensino superior, contribuindo diretamente para a formação de profissionais capacitados a melhorar nossa sociedade”, enfatiza.

Biblioteca recém-repaginada

Durante o evento de inauguração, também foi apresentada a reformulação da biblioteca da UCB Realengo, com foco em atender às necessidades de estudantes que dependem do espaço para seus estudos e pesquisas. O local ganhou um ambiente mais moderno e ampliado, com 222 assentos climatizados, além de novos serviços voltados à comunidade acadêmica.

Entre os principais recursos oferecidos estão o empréstimo domiciliar, renovação e reservas de exemplares, além do acesso à internet Wi-Fi e salas multimídia equipadas para pesquisas e a produção de trabalhos acadêmicos. A biblioteca também disponibiliza espaços dedicados para estudo em grupo e individual, atendendo às diferentes necessidades dos alunos.

O acervo físico, com mais de 80 mil títulos, foi complementado pela Biblioteca Virtual, que oferece mais de 2 mil livros em formato digital. A reformulação busca garantir que os estudantes tenham acesso a materiais essenciais para seu desenvolvimento acadêmico, acompanhando as exigências e transformações do ensino superior.

“Nosso objetivo é que este espaço seja mais do que uma simples sala de leitura. A biblioteca é um lugar de encontro com o conhecimento, que precisa atender tanto às demandas acadêmicas quanto às expectativas de quem, muitas vezes, não tem outro espaço disponível para estudar”, aponta a reitoria da UCB.

Veja fotos do evento

Leia também