Iniciativa vai até o dia 8 de novembro, reunindo estudantes e profissionais para debater os avanços na ciência veterinária e as melhores práticas de cuidado animal
Cumprindo com o propósito de fomentar o desenvolvimento científico e prático de seus estudantes, a Universidade Castelo Branco inicia na próxima segunda-feira (04) a XXIII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, no campus Penha. A iniciativa, aberta ao público, visa proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre universitários e profissionais da área por meio de palestras e oficinas, fortalecendo a formação dos futuros médicos veterinários.
Seguindo até o dia 8, o evento abordará temas como pesquisas com mamíferos silvestres, medicina canábica na Veterinária, cirurgia oncológica em animais, tecnologia na produção de leite, contribuições da extensão na vivência de veterinários sanitaristas, além de diversos outros assuntos. Coordenadora adjunta do curso de Medicina Veterinária do campus Penha, a professora Christianne Perali aponta que a iniciativa surgiu da necessidade de reunir e fortalecer a comunidade acadêmica e científica, com temas fundamentais para a formação dos alunos.
“Desde a sua criação, o evento, que acontece anualmente, tem como missão promover a troca de experiências entre profissionais experientes e estudantes, aproximando a teoria da prática e ampliando a compreensão sobre os desafios e avanços da profissão”, sublinha Perali. “Ao longo de sua trajetória, a Semana Acadêmica se consolidou como uma plataforma essencial para networking e aperfeiçoamento, incentivando a reflexão sobre as novas técnicas, os avanços na ciência veterinária e as melhores práticas de cuidado animal”, completa a educadora.
Confira a programação completa da Semana Acadêmica de Veterinária:
04/11
12h – Sustentabilidade e zoonoses: pesquisa com mamíferos silvestres na Mata Atlântica (MV. Jordana de Barros);
13h50 – Desvendando o hemograma em animais silvestres (MV. Kátia M. P. Silva)
05/11
12h – Medicina canábica na Medicina Veterinária (Me. Daniel Brancoli)
13h50 – Cirurgia oncológica: como manter a margem cirúrgica limpa? (MV. Ana Carolina de Souza)
06/11
12h – Ações da defesa agropecuária no Estado do Rio de Janeiro (MV. Cleide Cristiane)
13h50 – Tecnologia do leite: da fazenda ao consumidor (MV. Bruna Barbosa)
07/11
12h – Ultrassonografia em pets não convencionais (Esp. Thainá Gonçalves)
13h50 – Obstrução das vias biliares em felinos (MV. Pedro Henrique)
08/11
12h – Avaliação de claudicação e bloqueios perineurais em equinos atletas (Josemar Souza)
13h50 – Contribuições da extensão na vivência de um veterinário sanitarista (Me. Fábio Targino)