UCB forma 1ª turma da Pós-Graduação de Gestão em Saúde na Atenção Primária

Profissionais de saúde foram capacitados a lidarem com as mais diversas situações encontradas nas redes públicas e privadas

É notória a necessidade de profissionais de saúde cada vez mais capacitados para enfrentar os desafios dos ambientes hospitalares.

As ações e os conhecimentos, teóricos e práticos, vivenciados no dia a dia desses agentes são constantemente colocados à prova, exigindo não apenas preparo técnico, mas também capacidade de gestão em situações críticas.

Pensando nisso, a Universidade Castelo Branco realizou no último sábado (26/07) a formatura da 1ª turma da pós-graduação de Gestão em Saúde na Atenção Primária. O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre alunos, familiares e professores, em uma cerimônia marcada por emoção e lembranças das aulas e experiências compartilhadas ao longo de um ano de formação.

O curso teve início em 2024, idealizado pelo enfermeiro Raphael Costa, responsável pela Coordenadoria de Atenção Primária (CAP 5.1) e professor do curso de Medicina da UCB. A formação contou com um corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais com ampla vivência prática na área da saúde.

Entre os nomes que passaram pelas salas de aula da pós-graduação estão o médico e secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Gislane Matheus, Márcio Garcia, ex-diretor de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde e Renato Cony, subsecretário de Atenção Primária, entre outros grandes profissionais do setor.

“É com enorme satisfação pessoal e profissional que entrego essa primeira turma de formandos em gestão de saúde. Tudo foi pensado para que os alunos encontrassem aplicabilidade do que aprenderam, na vida profissional. Com a estrutura que a Castelo Branco oferece e um projeto pedagógico bem elaborado, o curso agregou muito na vida deles”, destacou Raphael Costa.

Mais de 70 agentes de diferentes áreas da saúde integraram a “Turma 1” da pós-graduação. Eles foram homenageados no palco do Teatro UCB e receberam, das mãos dos representantes da mesa, objetos simbólicos que marcaram o encerramento dessa etapa, e, ao mesmo tempo, o início de novas jornadas.

A saúde do Rio de Janeiro e do Brasil está nas mãos de profissionais cada vez mais preparados para transformar vidas e a Universidade Castelo Branco se orgulha de fazer parte dessa formação.

Leia também