UCB e Corpo de Bombeiros Realizam Treinamento de Primeiros Socorros

A ação envolveu funcionários de diversos setores, a fim de prepará-los para qualquer adversidade que exija os primeiros atendimentos até a chegada das equipes de urgência

De acordo com o Ministério da Saúde, primeiros socorros são definidos como “cuidados imediatos prestados a uma pessoa que sofreu um acidente ou mal súbito, antes da chegada de assistência médica qualificada, com o objetivo de preservar a vida, evitar o agravamento do quadro e promover a recuperação”.

Pensando nisso e no bem-estar de seus alunos e demais colaboradores, a Universidade Castelo Branco, em parceria com o 25º Grupamento de Bombeiros Militar (25º GBM) de Realengo, promoveu um ciclo de instruções de primeiros socorros voltado para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A ação, dividida em duas etapas, para contemplar os funcionários dos dois turnos, teve seu primeiro dia de treinamento na quinta-feira (17/04), com o segundo agendado para as semanas seguintes ao feriado. As instruções abordaram diversas técnicas aplicáveis em situações de urgência, como engasgos, emergências diabéticas e hipertensivas, crises convulsivas e epilépticas, acidentes, identificação de cena e risco, entre outros.

Inspetores, técnicos de laboratório e funcionários da conservação e manutenção participaram de imersões práticas, nas quais puderam atuar entre si e com bonecos, com o auxílio dos militares, em manobras fundamentais para preservar a saúde da vítima até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Socorrista, especialista em resgate e instrutor do Corpo de Bombeiros, 1º Sargento Vitor Vitalino comentou sobre a importância desse tipo de capacitação em instituições com grande circulação de pessoas: “Essa interação é muito importante porque a gente difunde conhecimentos e, caso alguém precise, os colaboradores saibam agir numa situação que envolva os primeiros socorros. Então, é muito importante essa parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Universidade Castelo Branco, porque sabemos que, se algo acontecer, teremos pessoas preparadas para somar conosco. ”

Acompanhe a seguir a entrevista, na íntegra, com o Sargento Vitalino:

UCB: Qualquer pessoa pode prestar primeiros socorros?

Sgt. Vitalino:Qualquer pessoa devidamente treinada pode exercer os cuidados de primeiros socorros. Os funcionários treinados aqui hoje, por exemplo. ”

UCB: Ligar para o SAMU é considerado primeiros socorros? Se sim, o que mais pode ser feito?

Sgt. Vitalino: “Sim! Solicitar apoio é parte dos primeiros socorros. Mas poder agir nas diversas circunstâncias pode evitar danos maiores e até mesmo salvar uma vida. É o caso de ações como desobstrução das vias aéreas em caso de engasgo, atendimento em parada cardiorrespiratória (PCR), prevenção de danos maiores em queimaduras, entre outros. ”

UCB: Quais riscos podem ser causados por procedimentos mal executados em primeiros socorros?

Sgt. Vitalino: “Diversos! Pode causar lesões irreversíveis à vítima ou algo pior. Se a pessoa não tiver conhecimento, não faça! Se tiver conhecimento, mas não se sentir segura para agir, também não faça! Chame apoio! Ligue para o 193 ou 192. O simples fato de estar pedindo ajuda já configura um ato de primeiros socorros. ”

UCB: Quais os principais cuidados que uma pessoa precisa ter ao prestar primeiros socorros?

Sgt. Vitalino: “A primeira ação a ser feita é a avaliação da cena. É preciso verificar se existe algum risco ou perigo para quem vai prestar socorro, para a equipe do SAMU, que já deve ser acionada de imediato, e para a própria vítima.

A segunda atitude envolve os cuidados com a bioproteção: uso de luvas, máscaras e evitar contato com fluidos corporais da vítima (sangue, saliva, vômito, urina etc.).

Em terceiro lugar, é importante verificar o nível de consciência da vítima: se estiver desacordada, é considerada uma vítima grave! ”

Como dito pelo socorrista com grande experiência em urgências, a primeira ação dos primeiros socorros é sempre preservar a própria segurança. Para isso, é necessário avaliar a cena antes de agir, a fim de não se tornar mais uma vítima diante de qualquer risco que o cenário possa oferecer, como trânsito intenso, risco de explosão ou incêndio, choque elétrico, violência urbana, entre outros fatores.

Prestar atenção, obter informações e ligar para o 192 (SAMU), 193 (Corpo de Bombeiros) ou, em alguns casos, 190 (Polícia Militar) são medidas fundamentais, por isso, tão repetidas nessa reportagem.

Depois disso, se você é capacitado e sente segurança, preste socorro. Você pode contribuir positivamente para a recuperação da vítima enquanto as equipes de atendimento de urgência não chegam.

Ações como os primeiros socorros podem, inclusive, salvar vidas ou evitar que lesões se tornem ainda mais graves. Por isso, devem ser realizadas por pessoas treinadas, preparadas, com conhecimento, segurança e propriedade.

A Universidade Castelo Branco demonstra sua preocupação com alunos e colaboradores ao manter boas relações com instituições de saúde e urgência, como o 25º Grupamento de Bombeiros Militar de Realengo, a fim de proporcionar a todo seu corpo docente, discente e colaboradores um ambiente saudável, seguro e preparado para agir em qualquer circunstância.

Veja mais fotos do treinamento clicando AQUI!

Leia também

Universidade Castelo Branco Recebe Torneio de Natação

A 2ª edição da Copa Rio Pró de Natação contou com a participação de diversas academias, alunos e entusiastas do esporte A Universidade Castelo Branco (UCB) sediou, neste sábado (12/04), um torneio de natação que movimentou o cenário esportivo da

Leia mais »

Autismo em Pauta: Saiba Mais Sobre o Espectro

Um transtorno que afeta a todos, independentemente da idade, gênero ou classe social Hoje, 2 de abril, o mundo celebra o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo. Mas você sabe como surgiu essa data e por que ela é

Leia mais »