UCB assina convênio com Hospital Central do Exército

A parceria permitirá que alunos da instituição possam estagiar nas organizações militares de saúde do Rio de Janeiro.

A Universidade Castelo Branco participou, na terça-feira (27/08) da Aula Inaugural do Internato Médico e Estágios Supervisionados das Organizações Militares de Saúde da 1ª Região Militar, no Hospital Central do Exército.

Na ocasião, foi firmado um convenio entre a UCB e o HCE, viabilizando estágios em diversas áreas, para alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia que poderão ser feitos tanto no Hospital Central como em policlínicas e diversa instituições de saúde do Exército.

A cerimônia foi presidida pelo General de Divisão Carlos Duarte Pontual, comandante da 1ª Região Militar, que disse estar muito feliz com a parceria. “A partir de hoje, vários alunos estarão conosco, vários professores estarão no nosso dia a dia, nos ajudando no que temos de mais valioso nos nossos quarteis que é cuidar dos nossos militares, cuidar da nossa família militar. Para nós, hoje é um dia muito especial”.

General Pontual, comandante da 1ª Região Militar dando boas vindas aos convidados da aula inaugural – Foto: Divulgação UCB

O evento que contou também com a presença de representantes de outra instituição de ensino, colocou em pauta a necessidade de cooperação profissional através dos estágios e demais contribuições na formação acadêmica e profissional dos estudantes.

Coronel Colares, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HCE falou da importância dessa parceria, tanto para o Hospital Central quanto para os alunos da UCB. “Acredito que o estágio é uma etapa fundamental na vida do aluno, pois é geralmente no estágio que você traça o seu futuro profissional. Então, é com muita satisfação que nós estamos fazendo essa parceria com a Universidade Castelo Branca, em nome do comandante da região, General Pontual, e que essa seja uma parceria duradoura, que possamos receber a cada semestre, a cada ciclo, novos alunos que conhecerão e que integrarão o nosso sistema de saúde, aqui na 1ª Região Militar, no Rio de Janeiro”.

Coronel Colares falando às autoridades presentes, alunos e demais convidados – Foto: Divulgação UCB

Durante o evento, foram apresentados os diretores das organizações militares ligadas ao HCE, que receberão os estagiários. Também foi realizada uma visita guiada às instalações do hospital, onde os alunos de cada curso, puderam conhecer um pouco de suas futuras áreas de estágio.

Professor Aníbal Gil Lopes, Vice-Reitor da UCB vê o convênio como grande oportunidade de crescimento acadêmico e profissional para os alunos. “O que foi celebrado hoje permitirá que nossos alunos possam realizar seus estágios, visitas e internatos, não só nesse hospital (HCE), como em outros hospitais, laboratórios e institutos que o Exército mantem, na cidade e Estado do Rio de Janeiro. Um grande campo de estágio, altamente qualificado onde nossos alunos poderão desfrutar desses benefícios e terem suas formações qualificadas através desse contato com serviços de excelência e profissionais altamente competentes”.

Professor Aníbal (ao centro), Vice-Reitor da UCB no auditório do HCE durante a Aula Inaugural – Foto: Divulgação UCB

Parcerias como essa com o Hospital Central do Exército, maior e mais antiga instituição de saúde das Forças Armadas, chancela a importância e o compromisso que a Universidade Castelo Branco tem com a qualidade da formação de seus alunos, sempre preocupada em entregar para a sociedade, profissionais aptos para desenvolverem suas funções, com ética, dedicação e conhecimento prático e teórico.

Assista aqui, como foi a cerimônia de Aula Inaugural do Internato Médico e Estágios Supervisionados das Organizações Militares de Saúde da 1ª Região Militar, no Hospital Central do Exército, RJ – Divulgação UCB

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »