Experiência e Troca de Conhecimento marcam Semana Acadêmica dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Universidade Castelo Branco
O ensino superior é uma fase da educação em que o aluno explora todo o seu potencial para se transformar em um profissional na área em que escolheu atuar. Para isso, as instituições promovem eventos que agregam ainda mais valor a essa formação.
Entre as atividades realizadas estão as Semanas Acadêmicas, momentos em que os cursos organizam eventos que podem durar um, dois dias ou até uma semana inteira, como o nome sugere. Com uma programação diversificada, estão palestras, exposições de trabalhos, rodas de conversa e até cursos e oficinas.
Dentro dessa premissa, a Universidade Castelo Branco promoveu, entre os dias 2 e 10 de novembro, a Semana Acadêmica dos cursos de Educação Física e Enfermagem. Dias de muita informação, troca de conhecimento e experiências que, certamente, marcaram a formação de cada aluno participante.


A Programação
O curso de Educação Física tradicionalmente iniciou sua programação com um aulão funcional na praia da Barra da Tijuca, no domingo, 2 de novembro.
Entre as atividades, aconteceu o Congresso Esportivo da Zona Oeste (CONEZO), evento que reúne pesquisadores e profissionais com interesse em pesquisa acadêmica, além de oferecer cursos, workshops e seminários aos alunos da instituição.
Além das palestras e cursos, o evento contou com a 98ª Mostra de Dança Valcir Rocha, um festival de coreografias apresentadas por estudantes da disciplina de Atividades Rítmicas e Expressivas e de escolas e companhias de dança convidadas.



Fechando oficialmente a programação, no sábado foi realizado o Dia Olímpico, com modalidades esportivas como basquete, lutas, ginástica de solo, stand up paddle, mergulho, rapel, beach tênis, slackline, escalada e futebol, entre outras atividades.
O curso de Enfermagem apresentou uma abordagem diferente. Com o tema “Enfermagem e os desafios políticos, ambientais e sanitários”, o evento contou com o lançamento do livro “Liderança Saudável na Enfermagem”, do professor Felipe Santos, além de palestras sobre temas como Segurança do Paciente, Desinformação e Hesitação Vacinal.
A programação incluiu ainda atividades sobre Comunicação Inclusiva e a importância da LIBRAS na formação em Saúde, Mostra de Estágio, Dramatização sobre o Tribunal do Júri da Enfermagem, a I Jornada de Empreendedorismo e oficinas práticas como Suporte Básico de Vida, Aferição de Pressão Arterial e Eventos Interligas, apresentados pelas ligas acadêmicas da UCB.


Em um momento de emoção, no dia 10 de novembro (segunda-feira), foi realizada a Cerimônia do Jaleco, com a entrada da lâmpada que simboliza o cusro e homenagem às grandes precursoras, Florence Nightingale, Ana Néri e Mary Seacole, encerrando oficialmente a Semana Acadêmica de Enfermagem.
A tradição e o compromisso da Universidade Castelo Branco com uma educação completa, nos mais diversos aspectos, permitem que não só as Semanas Acadêmicas aconteçam, mas também que envolvam alunos, professores e ligas em atividades que engrandecem a formação profissional e humana de seus participantes.














