Semana de Integração Discente promove acolhimento de calouros e reintegração de veteranos na Universidade Castelo Branco

De segunda (10) a sexta-feira (14), a iniciativa reuniu estudantes em palestras, oficinas e atividades para familiarização com o ambiente acadêmico e troca de experiências

A Semana de Integração Discente da Universidade Castelo Branco encerra a programação nesta sexta-feira (14/02), com atividades nos cursos de Direito e Biomedicina. No Direito, a Liga Acadêmica de Direito (LADIR) promove debates sobre Direito Internacional Público e Privado, além da apresentação de projetos e conclusões jurídicas. Já na Biomedicina, os alunos acompanham uma demonstração prática com o preceptor de estágio e conhecem mais sobre a carreira.Desde segunda-feira (10/02), calouros e veteranos participaram de uma programação voltada para a ambientação acadêmica, o contato com a prática profissional e a troca de experiências entre estudantes e professores. Durante os cinco dias, os cursos de graduação realizaram palestras, oficinas, visitas técnicas e outras atividades que apresentaram a estrutura da universidade, esclareceram dúvidas sobre a vida acadêmica e aproximaram os alunos das diversas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão.

Ao todo, os 12 cursos da UCB promoveram ações para apresentar suas diretrizes, infraestrutura, corpo docente e objetivos, além de proporcionar um primeiro contato com a prática profissional e as oportunidades acadêmicas. Cada área explorou as particularidades da formação, conectando os alunos ao mercado de trabalho e às possibilidades dentro da universidade.

No curso de Educação Física, por exemplo, a programação contou com uma aula magna, uma roda de conversa com a coordenação e um aulão de ritmos. Já em Farmácia, os estudantes puderam conhecer mais sobre as particularidades do curso e acompanharam um panorama sobre o cenário atual da profissão, com a presença de representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF).

No campo da Medicina Humana, foram discutidos temas como o nascimento da Medicina Ocidental e segurança do paciente, além de palestras com representantes de hospitais e unidades de atenção primária. Enquanto isso, na Medicina Veterinária, os alunos participaram de visitas aos laboratórios do curso, à fazendinha e à clínica-escola, além da apresentação das ligas acadêmicas: Liga Acadêmica de Animais Domésticos, Liga Acadêmica de Grandes Animais e Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Generalista.

A Psicologia realizou um acolhimento pedagógico e apresentou os espaços do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), enquanto a Fisioterapia promoveu atividades de integração e aproximou os alunos da atuação profissional na área. Na Enfermagem, a programação incluiu oficinas de primeiros socorros e coleta de preventivo, além da apresentação das ligas acadêmicas do curso.

Estrutura acadêmica e envolvimento estudantil

Na quinta-feira (15), todos os cursos participaram de uma apresentação institucional em que os estudantes foram introduzidos a regulamentos acadêmicos, oportunidades de estágio, monitorias e programas de pesquisa. Também conheceram os serviços oferecidos pela universidade, como o SPA, a Biblioteca Manuel Bandeira e o Centro Esportivo Castelo Branco, que conta com atividades esportivas para o corpo acadêmico. Durante o encontro, a Pró-Reitoria aproveitou para ressaltar o papel social da universidade por meio da extensão universitária, destacando a interação da instituição com a comunidade e iniciativas como o UCB de Portas Abertas, que recebe a população para conhecer a infraestrutura do campus e oferece serviços gratuitos, de atendimento jurídico a orientações em saúde.

Pró-reitora acadêmica, a professora Gabriela Soares reforçou que o conhecimento na UCB é construído para além da sala de aula, sendo estruturado nos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. “O aprendizado acontece de forma integrada. Além das disciplinas teóricas e práticas, os alunos têm à disposição estágios curriculares e extracurriculares, monitorias, visitas técnicas e projetos de extensão que os conectam diretamente à realidade profissional e às demandas da sociedade”, afirmou.

A docente também ressaltou o compromisso da universidade com o crescimento acadêmico e a importância do envolvimento estudantil. “A UCB está em constante evolução, e com isso vem a responsabilidade de oferecer cada vez mais oportunidades em ensino, pesquisa e extensão. O engajamento dos alunos é essencial, não só para o desenvolvimento da instituição, mas para o peso do próprio diploma e para a diferença que cada profissional fará no mercado de trabalho”, destacou.

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