Semana da Educação Física da UCB tem palestra sobre liderança na gestão esportiva com presidente da Comissão Brasileira de Voleibol

Presidente da Comissão Brasileira de Voleibol e egresso da Universidade Castelo Branco, Radamés Lattari falou sobre formas de manter uma boa administração, garantir uma integração com a equipe e pontos e fortes a serem explorados pelos gestores

Com o objetivo de preparar os alunos de Educação Física para o dia a dia da profissão, a Universidade Castelo Branco promoveu nesta terça-feira (05) uma palestra sobre liderança na gestão esportiva, ministrada pelo presidente da Comissão Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari. Formado no curso pela UCB na década de 1980, o integrante do Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil (COB) compartilhou com os universitários suas experiências nos mais de 30 anos como dirigente de diversos clubes, incluindo sua vivência enquanto treinador da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino. A iniciativa é parte da Semana da Educação Física, que começou no último domingo (03) e segue até sábado (09).

Entre os tópicos abordados, Lattari deu dicas de como manter uma boa administração, maneiras de garantir uma integração positiva com a equipe e pontos fortes e fracos a serem explorados em uma gestão. Para o educador, um bom gestor deve, principalmente, entender as particularidades de cada membro da sua equipe e garantir que todos estejam alinhados no mesmo objetivo. “A administração precisa ter sempre a sensibilidade de dialogar com cada um, de acordo com o nível de cada um. E, acima de tudo, é importante que o líder dê bons exemplos e seja respeitado por seu grupo, nunca temido”, reforça.

O dirigente também deu conselhos para os futuros profissionais que sonham em se tornarem gestores no futuro: “Estudem bastante. Leiam. Observem os que já estão trabalhando na área e têm mais experiência. Veja neles o que considera de mais positivo e absorve. E sobre aquilo que considera negativo, busque saber o por que lhe desagrada e encontre soluções que seriam melhores, pois não basta ser crítico. O objetivo é estar em constante melhoria, fortalecendo o seu conhecimento e capacitação”.

Leia também