Professor de Educação Física da UCB participa do Parapan em Lima

Cláudio Diehl Nogueira é professor da Universidade, mestre, doutor e classificador funcional da Federação Internacional de Futebol PC há 17 anos. Já participou de diversas competições nacionais e internacionais, entre elas as Paralimpíadas de 2004, 2008, 2012 e 2016. E, neste ano, ele está trabalhando nos Jogos Parapanamericanos de Lima, no Peru, que acontecem entre os dias 23 de agosto e 01 de setembro.

O classificador funcional tem a função de avaliar os atletas. No caso dos Jogos Parapanamericanos de Lima, o professor avaliou os atletas com paralisia cerebral, no esporte Futebol, para que possam participar da competição. Esta avaliação é chamada de classificação funcional e tem como finalidade determinar se o atleta tem as condições mínimas em relação ao seu tipo de deficiência e o seu nível de comprometimento para competir. Caso tenha, será dado uma classe funcional para que possa participar, sendo classe FT 1, FT2 ou FT3, dependendo do seu nível de comprometimento e sua função.

Em suas viagens para as competições, o professor também traz os mais recentes conhecimentos e pesquisas internacionais sobre avaliação das pessoas com deficiência, atualizando os alunos sobre o tema.

Tags