Pesquisa da UCB é Destaque na 18ª Mostra de Práticas em Psicologia do CRP-RJ

O Evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de julho e contou com a participação de diversos projetos com temas variados

O curso de Psicologia da Universidade Castelo Branco vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, o que não só justifica o Conceito Máximo no Ministério da Educação como também a grande procura dos candidatos interessados.

Entre os diversos destaques que fazem desse, um curso de excelência, a Psicologia da UCB se mostrou uma potência ao participar da 18ª Mostra de Práticas em Psicologia promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), apresentando resultados de uma pesquisa promovida em 2024.2, sendo concluída agora, em 2025.1.

O trabalho desenvolvido por alunas do curso fez parte do projeto de Iniciação Científica da Castelo e teve como foco a aplicação do Programa de Promoção do Desenvolvimento Saudável de Adolescentes (PROSA) em uma escola pública da zona oeste da cidade.

A PESQUISA:

Baseado na teoria “Bioecológica” de Urie Bronfenbrenner, a pesquisa busca promover desenvolvimento integral de adolescentes a partir de quatro dimensões: PROCESSUAL, PESSOAL, CONTEXTUAL E TEMPORAL e contou com seis encontros presenciais organizados em quatro etapas principais: Estabelecimento de vinculo, psicoeducação, planejamento de estratégias de mudança e finalização.

A EQUIPE:

Formada pelas alunas Carina Cardoso Marques de Araújo, Thaís Borges da Silva e orientada pela professora Gabriela de Araújo Braz dos Santos, a equipe atuou em todas as fases do trabalho, desde a elaboração dos instrumentos e a preparação dos encontros, até a conclusão de todas as entrevistas, a aplicação de inventários e produção de diários de campo.

O RESULTADO:

Com isso, as estudantes vivenciaram na prática, processos significativos de transformação. Segundo os dados apresentados, os principais resultados incluem avanços no autoconhecimento, habilidades de comunicação, resolução de problemas e melhorias nos relacionamentos interpessoais.

Como todo projeto, existem dificuldades como a evasão e a dificuldade de disponibilidade das participantes, mas que foram superadas de forma eficiente, ressaltando a importância da resiliência e do compromisso com a continuidade do programa. Para as pesquisadoras, os obstáculos foram também oportunidades de aprendizado e aprimoramento da prática.

“A participação em pesquisas e a construção de projetos fazem parte do processo formativo, pois oferecem uma base sólida para o pensamento crítico, ético e social dos alunos. É uma oportunidade de viver a PRAXIS da Psicologia, relação entre o saber e o fazer. Não em uma perspectiva de acúmulo de conhecimento e lógica de produtividade, mas um desenvolvimento de habilidades e valores pessoais e profissionais”, destacou a professora Gabriela Braz, orientadora do projeto.

“Aos que não tiveram a experiência de participar de projetos científicos ainda, deixarei aqui um chamado para assumirem este lugar. A formação de qualidade também é garantida em contextos que expandem a sala de aula. Então, busquem suas áreas e temas de interesse, acionem um professor/orientador de extensão, de iniciação científica e mão na massa, ou melhor, na pesquisa. É sempre um prazer para mim orientar alunos em pesquisas e tento sempre fazer com muito esmero. É motivo de orgulho vê-los assumindo lugares de grande potência profissional”, completou.

A participação das alunas na mostra do CRP-RJ reforça o compromisso na qualidade do ensino oferecido pela Universidade Castelo Branco, seja através de ferramentas ou incentivo à participação e desenvolvimento de seu corpo docente e discente em diversos eventos, seminários e na elaboração de projetos científicos que agreguem ainda mais valor à formação desses alunos.

Esse é um dos compromissos firmados pela UCB: oferecer uma formação que ultrapassa os limites da sala de aula, incentivando a pesquisa, a extensão e o protagonismo estudantil em suas futuras áreas de atuação profissional.

Leia também