Mutirão foi promovido às vésperas do Carnaval, período de baixa nas doações e aumento nas demandas por transfusões, segundo o diretor geral do Hemorio e docente da universidade, Dr. Luiz Amorim. Ao todo, 56 bolsas foram coletadas
Em parceria com o Hemorio, a Universidade Castelo Branco recebeu, na terça-feira (11/02), no bloco C1 do campus Realengo, diversos doadores, da comunidade acadêmica e da sociedade, que contribuíram para o aumento dos estoques de sangue do estado e para o atendimento de pacientes que aguardam doação. Ao todo, foram coletadas 56 bolsas, o equivalente a mais de 25 litros de sangue. A quantia é suficiente para salvar até 224 vidas.
Reitor da UCB, o professor Aníbal Gil Lopes ressaltou a importância da parceria com o Hemorio e reforçou o compromisso da instituição com o fomento à cidadania. “Mais uma vez estamos abrindo a universidade para a população poder fazer a sua doação. É um gesto que salva vidas, e a comunidade acadêmica tem que ser protagonista também neste processo importante para a cidade do Rio”, sublinhou. “Sangue é o único insumo que não se vende e não se compra, e é primordial para a vida. Portanto, doar sangue é um ator de amor e solidariedade”, completou.
A campanha aconteceu em um período estratégico, às vésperas do carnaval, como explica o diretor geral do Hemorio e professor da UCB, Dr. Luiz Amorim. De acordo com o médico, a festividade costuma ser um momento crítico para os bancos de sangue devido à queda no número de doadores e ao aumento da demanda por transfusões. “Com as férias e o carnaval, muitas pessoas viajam ou participam de eventos, o que naturalmente reduz as doações. Ao mesmo tempo, esse é um período em que os hospitais registram um aumento nos atendimentos por acidentes e casos de violência, elevando a necessidade de sangue”, explica Amorim.
Semana de Integração
Para além do momento estratégico que antecede o carnaval, a campanha foi promovida na esteira da Semana de Integração Discente do primeiro semestre de 2025, ação que desde segunda-feira (10/02) está com diversas atividades para recepcionar os calouros e reintegrar os veteranos. O evento segue até sexta-feira (14/02), com iniciativas em todos os cursos de graduação da UCB.Entre as atividades previstas, os estudantes de Medicina participam de discussões sobre o nascimento da Medicina Ocidental, segurança do paciente na prática médica e outros assuntos; palestras sobre equipamentos públicos com representantes do Hospital Estadual Carlos Chagas, Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e da Coordenadoria de Atenção Primária (CAP) da Área de Planejamento, que abrange bairros de Bangu à Vila Militar.
Na Enfermagem, os alunos contam com oficinas práticas de primeiros socorros e coleta de preventivo, além de serem apresentados às ligas acadêmicas do curso, que complementam a formação acadêmica dos universitários. Já os estudantes de Direito também podem conhecer as ligas de seu curso, passando por conhecimentos jurídicos no campo Penal e do Trabalho, e participarem de atividades de acolhimento com professores de diferentes disciplinas.
Confira o cronograma completo de cada curso, incluindo as atividades já realizadas na aba de eventos do site da UCB.