Parceria entre UCB e COREN traz Atividade de Capacitação para alunos de Enfermagem

Alunos de Enfermagem se reuniram na tarde de 20 de Setembro para mais um “Capacita COREN”. Atividade promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem para instruir e atualizar os futuros enfermeiros sobre as normas e regras da profissão.

Na atividade de hoje, Cristiane Bernardo, Diretora do COREN-RJ trouxe um assunto importantíssimo e que cada vez mais tem sido motivo de atenção, tanto pela classe quanto de órgãos reguladores: “As condutas Éticas e implicações legais da Enfermagem”.

Alunos atentos à fala de Cristiane Bernardo, Diretora do COREN-RJ – Foto: Bruno Cilento/UCB

Para ela, atividades como esta é fundamental por causa da aproximação do aluno de enfermagem com as legislações e resoluções. “O momento que você chega para informar a um técnico, um auxiliar ou um enfermeiro, que vai ser líder de equipe, tudo que ele pode cometer de imperícia, imprudência ou negligencia… Tudo isso reverbera na vida profissional dele. Por isso precisamos fazer uma reflexão, antes de nos encontrarmos com a dura realidade, porque muitos dos temas que abordamos aqui são situações de vida ou morte, são coisas que envolvem questões culturais, crises de valor, questões emocionais do paciente, que as vezes não tem ideia do que é certo ou errado, mas isso não pode ser o que vai nortear nossas ações. Então, na verdade, atividades como estas funcionam não só como informação. Funcionam também como prevenção. ”

A Universidade Castelo Branco tem uma valiosa parceria com o COREN e com o COFEN, o que permite que eventos e atividades como esta estejam sempre presentes na formação dos alunos de enfermagem da instituição. Dessa forma, o futuro enfermeiro, além de se aproximar do conselho que rege sua futura profissão, recebe instruções importantíssimas para sua vivencia, tornando seu trabalho mais técnico e humanizado.

Tags