Nutrição em foco no Outubro Rosa

Curso promove ação de conscientização e cuidados entre os alunos

Engajada na campanha Outubro Rosa, a Universidade Castelo Branco tem realizado diversas ações de conscientização sobre o câncer de mama, com destaque para as iniciativas do curso de Nutrição.

Os alunos, por meio da disciplina “Nutrição na Saúde da Mulher”, realizaram, na noite de sexta-feira, 17 de outubro, um evento que contou com apresentações de trabalhos, palestra, exposição de banners, divulgação de informações sobre a prevenção do câncer de mama por meio de bons hábitos alimentares, além da criação de reels informativos e slides que serão exibidos nas TVs da universidade.

A iniciativa buscou levar informação e promover o bem-estar de todos que circulam diariamente pelos corredores da instituição. Durante a ação, os estudantes puderam compartilhar conhecimento, trocar experiências e reforçar a importância da prevenção, um conceito que envolve diversos fatores essenciais para o sucesso de possíveis tratamentos.

Um bom exemplo é a alimentação saudável como frutas e vegetais ricos em antioxidantes e fibras que contribuem para proteger as células do corpo, reduzir o consumo de açucares e alimentos processados, além de outras importantes informações presentes do folder distribuído.

O câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras e representa a principal causa de morte por câncer no público feminino.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar, em 2025, mais de 73 mil novos casos, o que representa um risco estimado de 55 casos a cada 100 mil mulheres.

Entre os principais fatores de risco, estão:

  • Sobrepeso e obesidade, especialmente após a menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de álcool;
  • Exposição à radiação ionizante;
  • Menarca precoce (primeira menstruação antes dos 12 anos);
  • Menopausa tardia (após os 55 anos);
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Histórico familiar da doença, principalmente em parentes de primeiro grau;
  • Uso prolongado de terapias hormonais;
  • Mamas densas, que dificultam a detecção precoce.

A prevenção é essencial para o diagnóstico precoce, possibilitando um tratamento mais eficaz. Entre as principais medidas preventivas estão a manutenção de um peso corporal adequado, a prática regular de atividades físicas, a amamentação, o autoexame das mamas, a alimentação equilibrada (tema central da ação), as consultas ginecológicas regulares e o rastreamento por mamografia.

Os homens também são responsáveis e um público importante na divulgação de informações, assim como no autocuidado – Fotos: Bruno Cilento – Fotojornalista UCB/Divulgação

A informação correta segue sendo uma das melhores aliadas na luta contra o câncer de mama, e compartilhá-la é um ato de humanidade. Homens e mulheres podem contribuir, divulgando e ampliando o alcance dessas mensagens, para que mais vidas sejam salvas.

Engajada nessa causa, a Universidade Castelo Branco continua promovendo, ao longo de todo o ano, ações educativas e preventivas que abordam temas ligados à saúde e à qualidade de vida, formando profissionais técnicos e, acima de tudo, humanizados, preparados para cuidar da população com empatia e responsabilidade.

Banner exposto durante a atividade

Leia também

UCB reforça ações de conscientização no Outubro Rosa

Universidade promove atividades práticas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero Outubro chegou e trouxe com ele a responsabilidade de conscientizar a todos sobre uma questão importantíssima e que, em muitos casos, é

Leia mais »

Sustentabilidade em ação: UCB é certificada por energia limpa

A instituição passa a integrar grupo de organizações que utilizam fontes renováveis em seu fornecimento de energia. Você sabe o que é “Energia Elétrica Renovável”? As energias renováveis são uma alternativa que contribui para a preservação da natureza, gera menor

Leia mais »

Alunos de Medicina promovem ação de vacinação

Uma aula prática da UCB que permite aos alunos vivenciar a prática adquirida em sala de aula Alunos do 3º período do curso de Medicina da Universidade Castelo Branco realizaram, na quarta-feira, 1º de outubro, uma ação de conscientização e

Leia mais »