Nova Liga Acadêmica é criada no curso de Enfermagem da UCB

A ATA de fundação foi assinada na tarde do dia 24 de Abril

O curso de Enfermagem da Universidade Castelo Branco (UCB) fundou, no dia 24 de abril, a Liga Acadêmica de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo na Saúde – LATIES. O grupo tratará de assuntos ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo e terá como orientadora a professora Lígia Prado, que tem vasta experiência nestas áreas.

O logotipo da nova liga acadêmica que recebe alunos de todos os cursos de saúde da universidade – Imagem: Divulgação

De acordo com a professora Paula Louzada, coordenadora do curso de Enfermagem da UCB, as Ligas Acadêmicas são grandes agregadores na vida do estudante. “Sempre que ele [aluno]integra uma liga, participa de diversas atividades na parte acadêmica, de pesquisa, de extensão, que vão possibilitar a ele adquirir uma série de habilidades, como a gestão de pessoas, administração e organização de eventos, condução de pesquisas cientificas e, claro, criar uma rede de networking”, completa.

As Ligas Acadêmicas fazem com que os acadêmicos vivam na prática o que é ensinado em sala de aula. “E a nossa Liga traz uma temática muito atual. Hoje tudo gira em torno da tecnologia e do empreendedorismo”, afirma Letícia Pereira, presidente da LATIES.

A professora Lígia Prado, em seu mestrado, criou um aplicativo chamado “Acolher”, voltado para profissionais da Saúde com orientações de como proceder em casos de pacientes que sofram violência doméstica. “O acolher é um aplicativo novo, que fala sobre acolhimento e apesar de já existirem outros, esse é voltado para os profissionais da saúde”, informa.

O aplicativo pode ser baixado e instalado gratuitamente – Imagem: Divulgação

A cerimônia de assinatura da ATA contou com a participação da professora Paula Louzada, coordenadora do curso de Enfermagem, da professora Lígia Prado, orientadora dos novos ligantes e de Letícia Pereira, aluna do curso de Enfermagem e presidente da LATIES.

As Ligas Acadêmicas abrem processo seletivo todo semestre, disponibilizando o edital para os alunos que tenham interesse na temática trabalhada, além de receberem estudantes de todos os períodos.

Assista ao vídeo abaixo

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »