Mesa-Redonda de Farmácia: Curso traz discussão sobre uso de Ansiolíticos

A atividade alertou sobre automedicação, dependência e a importância da orientação profissional no uso de medicamentos

Na segunda-feira (23/06), o curso de Farmácia da Universidade Castelo Branco promoveu um evento que marcou, de forma magistral, o encerramento do semestre letivo de 2025.1.

A palestra, intitulada “Conscientização sobre o abuso de ansiolíticos”, trouxe ao debate uma pauta de grande relevância, que vem ganhando cada vez mais repercussão, especialmente entre os jovens e em períodos de maior estresse, como época de vestibular, apresentações de TCC ou mesmo provas e trabalhos acadêmicos.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo portal R7, o consumo de medicamentos aumentou cerca de 18,6% no Brasil, sendo que 26% desse total correspondem a calmantes.

Pautados em pesquisas realizadas, os alunos organizaram uma ação integrada à disciplina de “Estágio em Cuidados Farmacêuticos”, na qual, sob supervisão de professores, orientam pacientes sobre o uso correto de medicamentos, como e quando utilizá-los, além de esclarecerem dúvidas das pessoas atendidas pela Clínica Escola.

O professor Carlos Henrique Ramos, responsável pela disciplina e pela atividade, falou sobre a proposta e a importância do debate: “A proposta do evento foi falar sobre o uso indiscriminado de ansiolíticos. É uma classe farmacológica que vem sendo muito utilizada por jovens. Acho fundamental promover mais discussões como essa, com diferentes temáticas e abordagens, para que possamos atingir e conscientizar um número maior de pessoas. ”

Durante a roda de conversa, os futuros farmaceuticos conversaram sobre temas como riscos, abordagens terapêuticas, orientações ao paciente, perigo da automedicação, efeitos colaterais e interações medicamentosas. O encontro despertou o interesse dos estudantes, que pediram por mais eventos dessa natureza.

Para a professora Luciane Barreiro, coordenadora do curso de Farmácia da UCB, tanto o estágio quanto a mesa-redonda atingiram seus objetivos: “A ideia foi realizar uma atividade que consolidasse o estágio, validando a atuação do profissional farmacêutico. Durante esse processo, os alunos identificaram que muitos pacientes faziam uso de medicamentos de forma desenfreada. Isso nos preocupou, especialmente no caso dos ansiolíticos, pelo alto potencial de dependência. Como o estágio é voltado para educação e saúde, eles propuseram transformar esse alerta em um debate com a comunidade acadêmica. ”

No Brasil, o uso de fármacos tem crescido de forma preocupante, especialmente entre as mulheres. O ritmo acelerado da vida moderna, o acúmulo de tarefas, o excesso de tempo de tela e a avalanche constante de informações contribuem para o aumento da ansiedade e de potenciais problemas psicológicos e físicos, sobretudo entre os jovens, que muitas vezes recorrem a medicamentos sem orientação adequada.

Promover educação sobre os riscos associados ao uso de remédios é essencial, e deve ser feito não apenas por meio de campanhas, mas também através de debates, rodas de conversa e, sobretudo, na formação dos futuros profissionais da saúde.

Essas ações são ferramentas poderosas no enfrentamento de problemas que têm afetado, de forma crescente, a sociedade.

Leia também

Sustentabilidade em ação: UCB é certificada por energia limpa

A instituição passa a integrar grupo de organizações que utilizam fontes renováveis em seu fornecimento de energia. Você sabe o que é “Energia Elétrica Renovável”? As energias renováveis são uma alternativa que contribui para a preservação da natureza, gera menor

Leia mais »

Alunos de Medicina promovem ação de vacinação

Uma aula prática da UCB que permite aos alunos vivenciar a prática adquirida em sala de aula Alunos do 3º período do curso de Medicina da Universidade Castelo Branco realizaram, na quarta-feira, 1º de outubro, uma ação de conscientização e

Leia mais »

Equidade na UCB: Um esforço de todos e para todos

Relatório Semestral de Transparência destaca trabalho desenvolvido pela instituição Igualdade de oportunidade é um dos valores que a Universidade Castelo Branco cultiva em sua história desde sempre. Fundada pelo casal Vera e Paulo Gissoni, a instituição, com mais de 50

Leia mais »