Infraestrutura é um dos principais pilares para a educação

Por Bruno Cilento

Uma escola bem equipada transforma a educação. Por isso, a Universidade Castelo Branco sempre se preocupou em transformar a educação de todos os que passaram e que passam, seja pelo Colégio Gissoni ou pelos cursos da UCB.

Com laboratórios completos e equipados com tudo o que o aluno necessita para as aulas práticas de diversas áreas, a Universidade Castelo Branco oferece também o curso Tecnólogo em Radiologia com uma infraestrutura que atende aos cursos da área de saúde dispondo também de um centro de simulação realística completo, onde o aluno se sente dentro de uma unidade de saúde e pode passar por qualquer situação vivida num primeiro atendimento, num CTI ou na coleta de exames dos mais diversos.

Samuel Pelegrineli, coordenador do curso de Radiologia, explica a importância da utilização de exames por imagem na medicina diagnóstica.

Perguntamos ao professor Samuel como a evolução da radiologia influencia no diagnóstico e até mesmo no tratamento e acompanhamento do paciente.

Professor Samuel: “A evolução da radiologia vem promovendo o desenvolvimento no serviço de diagnóstico por imagem, por meio de seus processos de formação de imagem, permitindo identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afetam as áreas de trabalho na saúde, beneficiando o paciente no tratamento”.

E o que o aluno da UCB pode encontrar no curso de Radiologia da instituição e como isso pode ajudá-lo em sua formação?

Professor Samuel: “Com a melhor infraestrutura da Zona Oeste e uma das melhores do Rio de Janeiro, a instituição prepara o aluno para gerenciar serviços de radiologia médica e odontológica. Nos laboratórios de Radiologia e Centro de Simulação Realística, eles se preparam para encarar a realidade e passarão por aulas especificas de medicina nuclear, radioterapia e radiologia industrial, visando sempre a atuação profissional desse acadêmico”.

Com a pandemia e o distanciamento social, qual a previsão do curso de Radiologia para esse semestre, com as aulas teletransmitidas?

Professor Samuel: “Estamos tendo as aulas teletransmitidas, e algumas práticas como estágios pela prefeitura já estão sendo progressivamente liberados. Então, já estaremos dando entrada no estágio dos alunos que faltam enquanto aguardamos a autorização do MEC para as atividades presenciais, agendamentos de utilização de nossos laboratórios e centro de simulação, laboratórios de física e radio proteção, para que os alunos tenham o conteúdo prático. Nós estamos até planejando para esse semestre alguns encontros, com número reduzido de alunos e mantendo o distanciamento e todas as orientações de biossegurança exigidos pelo Ministério da Saúde, nos laboratórios com os alunos”.

Tags