II Encontro Comemorativo ao Dia do Nutricionista acontece na UCB

Por Bruno Cilento

Fotos: Vinicius Pessanha e Bruno Cilento

A Universidade Castelo Branco promoveu no último dia 06 de setembro uma série de atividades alusivas ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto.

Entre elas, palestras com profissionais especializados em diversas áreas deram voz e dinamismo ao evento.

Durante a manhã houve uma palestras sobre incentivo e cuidados no esporte e nutrição desportiva, ministrado por Geraldo Bernardes, ex-técnico da Seleção Olímpica de Judô e de campeões olímpicos como Flavio Canto e Rafaela Silva.

O treinador contou sua experiência com esportes de alto rendimento e a importância de uma alimentação saudável e selecionada para cada atleta, o que foi confirmado e reforçado pela professora da UCB e nutricionista do Instituto Reação Ana Cristina Teixeira, que foi a voz da palestra seguinte, sobre a importância da periodização nutricional, encerrando assim a manhã de palestras.

Logo no início da tarde, alunos participaram de uma oficina culinária organizada pelas professoras do curso Cristiane Cravo e Daiana Lopez com o apoio da professora Mônica Vieira.

Para as professoras, a oficina de culinária é muito importante, pois permite que os alunos tragam para a prática tudo o que viram na teoria e, dessa forma, possam abordar e trabalhar propriedades funcionais de cada alimento e faz com que todos ponham a mão na massa, manipulem legumes, verduras e proteínas, conheçam suas propriedades e verifiquem todas as modificações sofridas durante o preparo, o armazenamento correto e os cuidados, a fim de preservar o máximo possível dos nutrientes e com isso, aprendem também a orientar corretamente o paciente sobre a escolha, utilização e preparo correto de cada alimento, individualmente ou em grupo, tudo isso em uma cozinha real, com ingredientes reais.

Já na parte da noite, houve uma discussão sobre a utilização do óleo de coco no tratamento cardiovascular, palestras sobre nutrição, ansiedade e depressão e compostos bioativos e matrizes alimentares.

Para a professora Mônica Vieira, a proposta principal do evento é transformá-lo em uma série de eventos anuais comemorativos ao Dia do Nutricionista e, assim como o anterior, é importante ressaltar que tanto a organização quanto o público presente formaram uma parceria entre os professores, coordenação do curso e alunos que fizeram parte da comissão organizadora.  

A Universidade Castelo Branco se orgulha de ter cursos como o de Nutrição e tantos outros, assim como profissionais tão competentes em seu quadro e deseja parabéns e sucesso pelo Dia do Nutricionista a todos os envolvidos no evento.

Confira todas as fotos clicando aqui.

Tags