Fundamentos do comportamento e aprendizagem canina

Campus

Realengo

Carga Horária

4 horas

Data

Dia 27/09 (sábado)

Horário

Das 8h às 12h

Objetivo geral

Formar e capacitar estudantes de Medicina Veterinária nos fundamentos teóricos e práticos do comportamento e da aprendizagem canina, proporcionando habilidades para manejo, condicionamento e resolução de problemas comportamentais, com foco no bem-estar animal e na atuação profissional ética.

Área de oferta

Área de Medicina Veterinária

Pré-requisitos

Ser estudante regularmente matriculado no curso de Medicina Veterinária, com interesse em ampliar seus conhecimentos sobre comportamento, manejo e treinamento de cães. Não é necessário conhecimento prévio em adestramento.

Carga horária

4 horas

Valor

R$ 100,00

R$ 80,00 para alunos UCB

Conteúdos abordados:

🔹 Módulo 1 – Fundamentos do Manejo e Segurança

Manejo Alimentar

Equipamentos e Técnicas de Contenção e Intervenção em Conflitos (cães e humanos)

Equipamentos para Condicionamento Comportamental

Uso correto da Caixa de Transporte

🔹 Módulo 2 – Correção de Comportamentos Indesejados

Recepção adequada de visitas

Controle de latidos, pulos e mordidas

Prevenção da Ansiedade por Separação

Uso técnico e seguro da focinheira

🔹 Módulo 3 – Educação e Bem-estar em Passeios e Convivência

Educação Sanitária

Como evitar puxões nos passeios

Diferença entre Agressividade e Reatividade

Estratégias de Socialização

Bibliografia

Local na UCB

As atividades de adestramento são realizadas ao ar livre.
Sombra natural ou tendas para proteção contra sol e chuva, proporcionando conforto térmico.

Docente

Washington Brito

Sargento da Polícia Militar com mais de 10 anos de efetivo serviço.
Adestrador de cães, treinador de cães de terapia e Idealizador da metodologia Evidências Caninas executada no projeto social do batalhão no Leblon, que atualmente atende 80 crianças neurodivergentes, com 800 na fila de espera. Projeto reconhecido e divulgado em 5 oportunidades na televisão, contribuindo para inclusão e melhoria da qualidade de vida de crianças com necessidades especiais.