"Do lúdico ao aprendizado: o poder da brincadeira"

Campus

Realengo

Carga Horária

18 horas

Data

Dias 27/09, 04/10 e 11/10 (sábados)

Horário

Das 8h às 14h

Objetivo geral

Instrumentalizar os cursantes com ferramentas teóricas e práticas para a práxis do dia a dia no ambiente escolar, de projetos sociais ou qualquer outro ambiente ligado ao desenvolvimento e aprendizagem psicomotora por meio do brincar.

Área de oferta

Área de Educação Física e Pedagogia

Pré-requisitos

Estudantes ou formados em Ed. Física, Pedagogia e estudantes e professores regentes de educação infantil e ensino fundamental até o 5°ano.

Carga horária

18 horas

Valor

R$ 199,00

R$ 149,00 para alunos UCB

Conteúdos abordados:

Unidade 1: Fundamentos do Lúdico na Educação
Objetivo: Compreender a importância (o papel) do lúdico no processo de aprendizagem e seus fundamentos teóricos.

Conteúdo:
1. O que é o lúdico?
– Definição e conceitos-chave.
– Diferença entre brincar, jogar e aprender.
2. A importância do brincar no desenvolvimento humano
– Contribuições de Piaget, Vygotsky e outros teóricos.
– O papel do jogo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
3. Brincadeira vs. Aprendizagem Formal
– Como o lúdico complementa e potencializa a educação tradicional.
– Exemplos de abordagens pedagógicas que integram o brincar (Montessori, Reggio Emilia, etc.).
4. Benefícios do lúdico na educação infantil e além
– Criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e motivação.
5- O brincar e o Pertencimento:
– Conceitos de sentimento de pertencimento
– Do conhecido para o desconhecido
– A autonomia, a liderança e as regras por meio do brincar
Atividade Prática:
– Análise de um caso real (vídeo ou relato) em que o lúdico transformou uma experiência de aprendizagem.

Unidade 2: Estratégias e Metodologias Lúdicas
Objetivo: Apresentar técnicas e metodologias para incorporar o lúdico em diferentes contextos educacionais.

Conteúdo:
1. Tipos de atividades lúdicas
– Jogos cooperativos, simbólicos, de regras, digitais, etc.
2. Como planejar uma aula lúdica
– Do planejamento à avaliação: objetivos, materiais e adaptações.
3. Metodologias ativas na mediação do brincar
– Tipos de metodologia ativa
– Metodologias ativa aplicadas as brincadeiras
4. Jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias
– Educação infantil, ensino fundamental e até mesmo adultos.
5. Tecnologia e gameficação
– a gameficação e o fator motivação
– a gameficação e a autossuperação
-a gameficação como protocolo avaliativo no processo da aprendizagem e desenvolvimento pisicomotor
– a gameficação e o poder de atração, captação e retenção
– a tecnologia como potencializadora da gameficação
– Como usar jogos digitais e mecânicas de games para engajar alunos.
6. Criatividade e improvisação
– O papel do professor como mediador e incentivador da brincadeira.

Atividade Prática:
– Desenvolver um plano de aula lúdico para um tema específico (ex.: matemática, linguagem, ciências).

Unidade 3: Desafios e Aplicações Práticas
Objetivo: Discutir os desafios de implementar o lúdico na educação e apresentar cases de sucesso.

Conteúdo:
1. Desafios na aplicação do lúdico
– Resistência de instituições, falta de recursos, avaliação de resultados.
– Ferramentas e ações para a ultrapassas estas barreiras
2. Como medir a eficácia do lúdico na aprendizagem
– O que são protocolos e onde encontrar
– Apresentação de protocolos
– Aplicabilidade, periodização e aplicação dos protocolos
– Métodos de avaliação qualitativa e quantitativa.
– Análise das avaliações qualitativas e quantitativas
– Elaboração e aplicação de plano de ação para asa oportunidades identificadas nas avaliações
3. Casos reais e inspiradores replicar ou adaptar e replicar?
– Escolas, projetos e educadores que transformaram a educação através do brincar.
– Avaliação da aplicabilidade de acordo com as reais necessidades e particularidades na realidade do seu ambiente de trabalho
4. O lúdico além da sala de aula
– Aplicações em treinamentos corporativos, terapia e educação não formal.
5. Criando uma cultura lúdica
– Como envolver pais, colegas e a comunidade no processo.
– Jogos cooperativos e competitivos e seu papel na consolidação da cultura do lúdico e do brincar

Atividade Prática:
– Elaborar um projeto de intervenção lúdica para um contexto específico (escola, ONG, empresa).

Considerações Finais:
Avaliação do curso: Os alunos deverão elaborar uma atividade prática para ser dada no final do curso a partir do que foi ensinado.

 

Bibliografia

BANDEIRA, Marília e RUBIO, Katia. “Do outside”: corpo e natureza, medo e gênero no surfe universitário paulistano. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.1, p.97-110, jan./mar. 2011

COSTA, J. M., MASCARENHAS, F., WIGGERS, I. D. O lazer eclipsado: registros sobre o programa “Escola Aberta”. Motriz, Rio Claro, v.17 n.4, p.569-578, out./dez. 2011.

CRUZ JUNIOR, G. Jogando na era da Convergência: Notas Sobre a Produção Cultural Eletrolúdica no Ciberespaço, Licere, Belo Horizonte, v.16, n.4, dez/2013.

FERREIRA, R. de A., et all. Lazer e cultura: atuação do profissional de Educação Física. Licere, Belo Horizonte, v.16, n.2, jun/2013

FIGUEIREDO, Juliana. Atividades de Aventura e formação profissional: aspectos acadêmicos e de mercado de trabalho. In: PEREIRA, Ênio, et al. Esporte e Turismo: parceiros da sustentabilidade nas atividades de aventura. UFPel: Pelotas, 2011.

FINCO, Mateus David; FRAGA, Alex Branco Corpo Joystick: Cinema, Videogames e Estilo de Vida Ativo. Licere, Belo Horizonte, v.16, n.3, set/2013.

GOMES, Christianne; MELO, Victor Andrade de. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 23-44, janeiro/abril de 2003.

GOMES, C. L. (Org.) Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte, Autêntica, 2004.

NUNES JUNIOR, Paulo Cezar.; AMARAL, Sílvia Cristina Franco. Entre a marquise e a pista central: espaço para o tempo livre no Parque do Ibirapuera. Porto Alegre, Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 249-265, abril/junho de 2010.

PAIXÃO, Jairo, et al. Risco e Aventura no esporte na percepção do instrutor. Psicologia & Sociedade; 23 (2): 415- 425, 2011.

RAMOS, Renata; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.23, n.4, p.379-91, out./dez. 2009.

Local na UCB

Sala de Aula com projeção.

Docentes

Romulo Caccavo

Doutorando em Ciências da Educação (IIEP); Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (hoje Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC); Pós-Graduado em Educação Física Escolar; Pós-Graduado em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD/TEA; Pós-Graduado em Musculação: Condicionamento Físico, Prevenção e Reabilitação de Lesões; MBA em Gestão Pública; MBA em Gestão Empresarial; MBA em Gestão de Academias (Fitness e Wellness); Coordenador e Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Castelo Branco (UCB); Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ); Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Corporal Carioca da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Negócios na Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ); Orientador da Liga Acadêmica de Empreendedorismo em Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ); Diretor Executivo da Empresa Rio Ecoesporte; Professor da Rede Pública e Privada de Ensino; Consultor na área de Gestão em Educação Física. Professor do Curso de Extensão: Psicomotricidade na Escola: Teoria e Prática (CEPUERJ); Professor do Curso de Extensão: Autismo e Educação Física Escolar (CEPUERJ).

Ramdel Caldas Ferreira da Silva

Docente da Universidade Castelo Branco, Docente na Pós Graduação na Universidade Castelo Branco, Mestrando em ciência da atividade física, Pós Graduado em Anatomia e Fisiologia Humana pela Universidade Castelo Branco; Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, Bacharel em Administração, Professor I de Educação Física do Município de Nova Iguaçu; Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ciência do Exercício e da Saúde; Pesquisador do Grupo de Cultura Corporal da Universidade Castelo Branco.

Mauricio Fidelis da Silva Moreira

Pós-graduado em elaboração de projetos socioesportivos pela Universidade Castelo Branco (UCB), do Rio de Janeiro, Pós-graduando em Educação Física nos Transtornos do Espectro Autista, licenciado em Educação Física pela UCB. Pesquisador do Grupo de Cultura Corporal da UCB. Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e Professor da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro; professor da Universidade Castelo Branco (UCB) do curso de graduação de Educação Física; professor da extensão do CEPUERJ de Autismo e Educação Física Escolar: da compreensão a intervenção; Psicomotricidade na Escola: teoria e prática.