
Autismo e Educação Física Escolar: da compreensão à intervenção

Campus
Realengo
Carga Horária
10 horas
Data
Dia 27/09 (sábado)
Horário
Das 8h às 18h
Objetivo geral
Apresentar A Visão Holística Que Envolve A Relação Autismo, Escola e Corpo
Área de oferta
Área de Educação Física e Pedagogia
Pré-requisitos
Estudantes e Professores de Educação Física e Áreas Afins
Carga horária
10 horas
Conteúdos abordados:
Tema 1 – O processo histórico da deficiência; indicadores sobre o autismo na rede escolar; o que é o
Autismo? Critérios diagnóstico e a importância da Educação Física; educação inclusiva e educação especial; Níveis de Suporte; Transtornos de Modulação Sensorial; Crises; Neurônio Espelho e a importância da Imitação; Somatognosia; Psicomotricidade Relacional e a importância do Jogo.
Tema 2 – Parte prática – (Jogos, brincadeiras e esporte); Rigidez Cognitiva no TEA; Dessensibilização Sistemática; Função Executiva e o TEA; A importância da atenção compartilhada; Comportamentos Inapropriados ou disruptivos, o que fazer? Teoria da Mente E o TEA;
Tema 3 – Filogênese (Postura Bípede: Macromotricidade, Praxia e Visão Binocular: Micromotricidade, Linguagem Falada: Oromotricidade, Linguagem Escrita: Grafomotricidade, Cultural Social Complexa: Sociomotricidade); Ontogênese (Teorias Desenvolvimentistas); Retrogênese (Senescência e Senilidade); Estruturas Psicomotoras; MÉTODO AUCOUTURIER.
Tema 4 – O que diz a lei, os critérios diagnósticos, Plano Educacional Individualizado (P.E.I) e construção de um quadro de rotina
Tema 5 – A Educação Física Escolar e o Autismo, a importância da inclusão, Avaliação PEI e aula prática. Dos alunos da turma.
Bibliografia
Autores de referência: Eugene Bleuler, Gruny Sukhareva, Melaine Klein; Léo Kanner, Mayra Gaiato; Lucelmo Lacerda; Educação Psicomotora : a psicocinética da idade escolar, Le Boulch; A Terapia Psicomotora, Mauro Vecchiato; Psicomotricidade , Educação Física e Jogos Infantis, Alexandre Moraes de Mello; Educação Física Escolar: Desenvolvendo habilidades; Vanja Ferreira; Aprendizagem Através do Jogo, Juan Antonio Moreno Murcia; Brincando e Aprendendo Habilidades Sociais, Ana Paula Casa Grande Silva et al; Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física, João Batista Freire; 120 Jogos e Percursos de Psicomotricidade: Crianças em movimento, Giovanna Paesani; Brincando e Aprendendo Com Os Jogos Cooperativos, Reinaldo Soler; Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na Escola, Mauro Gomes de Mattos e Marcos Garcia Neira; O Jogo Dentro e Fora da Escola, João Batista Freira; Revista Diversidade: Autismo Diferentes Mundos; Manejo Comportamental de Crianças Com Transtorno do Espectro AutistaEm Condição de Inclusão Escolar, Laís Pereira Khoury et al; Ensinando a Pessoa Com Autismo e Deficiência Intelectual, Maryse Suplino; e outras obras
Local na UCB
Sala de Aula com projeção.
Docente
Mauricio Fidelis da Silva Moreira
Pós-graduado em elaboração de projetos socioesportivos pela Universidade Castelo Branco (UCB), do Rio de Janeiro, Pós-graduando em Educação Física nos Transtornos do Espectro Autista, licenciado em Educação Física pela UCB. Pesquisador do Grupo de Cultura Corporal da UCB. Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e Professor da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro; professor da Universidade Castelo Branco (UCB) do curso de graduação de Educação Física; professor da extensão do CEPUERJ de Autismo e Educação Física Escolar: da compreensão a intervenção; Psicomotricidade na Escola: teoria e prática.