Atividade proporcionou contato direto com os animais e reforçou a importância da abordagem clínica adequada
Nesta quinta-feira (20/02), acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do campus Realengo da Universidade Castelo Branco participaram da primeira aula prática de Semiologia em Equinos, em que colocaram em prática os aprendizados de avaliação e diagnóstico de doenças, distúrbios e condições em cavalos. Conduzida pelo professor Raphael Scherer, a aula contou com duas éguas da Fazenda Santa Rosa — uma Paint Horse e uma Mangalarga Marchador —, que foram avaliadas pelos estudantes em diferentes aspectos clínicos, como frequência cardíaca, condição corporal e exame de mucosas.
Durante a aula, os estudantes viram mais sobre o manejo de equinos, a avaliação de estresse e de saúde bucal e a abordagem adequada no primeiro contato com o paciente — algo que segundo Scherer, é o princípio básico de qualquer exame clínico. Para o docente, essas habilidades são indispensáveis para a realização de atendimentos e procedimentos veterinários com segurança e eficiência.
Além de reforçar o conhecimento teórico, a atividade também proporcionou um contato direto com os animais, algo inédito para muitos calouros do curso. “Muitos estudantes de Medicina Veterinária no Rio nunca tiveram contato físico com um cavalo. Na aula, muitos fizeram esse primeiro contato e aprenderam a como se aproximar do animal sem assustá-lo e sem ter medo”, afirmou.

Projeto Alô Realengo inaugura núcleo MATRE – Mães Atípicas de Realengo
O Projeto de Extensão Alô Realengo, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Castelo Branco, acaba de ganhar um novo núcleo: o MATRE – Mães Atípicas de Realengo. A iniciativa nasce da disciplina de Clínica Fenomenológica Existencial e tem como