Livro homenageia grande nome da psicanalise brasileira e ganha destaque na principal premiação editorial do país
Você sabe o que é e qual a importância do Prêmio Jabuti?
Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 1958, o Prêmio Jabuti é a mais antiga e respeitada premiação editorial do Brasil. Tem papel fundamental na valorização e divulgação da produção editorial brasileira, reconhecendo a excelência de autores e publicações em diversas categorias, além de incentivar a leitura e o enriquecimento cultural no país.
Desde 2024, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o prêmio ganhou uma versão totalmente voltada ao universo acadêmico. O Jabuti Acadêmico valoriza saberes técnicos e científicos, e nesta edição contou com a indicação de uma obra que homenageia o psicanalista Jurandir Freire Costa.
Sob o título “Pensar o sujeito, agir no mundo”, a publicação reúne diferentes perspectivas teóricas e trajetórias profissionais influenciadas por “Freire Costa“, reconhecido por sua capacidade de analisar com sensibilidade os impactos sociais na formação do sujeito. Finalista de premiação, a obra apresenta textos de psiquiatras, psicólogos, psicanalistas e filósofos, que dialogam com o pensamento do autor e destacam sua influência em áreas essenciais do debate contemporâneo. Entre os temas centrais estão a subjetividade e a cultura no Brasil atual.


“O livro foi organizado por mim, juntamente com três profissionais, a partir da ideia de homenagear um intelectual brasileiro que completava 80 anos e que contribuiu de forma extraordinária com proposições sobre o sujeito e a cultura brasileira. Jurandir Freire Costa é um intelectual profícuo e original, professor generoso e atento. Um psicanalista criativo e socialmente engajado”, contou a pró-reitora e professora do curso de Psicologia da Universidade Castelo Branco, Gabriela Bastos Soares, uma das autoras da obra.
Uma rica fonte de pesquisa para estudiosos de diversas áreas, a obra reúne a colaboração de mais de 30 autores e apresenta, em suas páginas, a experiência de profissionais como Francisco Javier Ortega Guerrero, Jairo Roberto de Almeida Gama, Bethânia de Albuquerque Assy, a Pró-Reitora da UCB (em destaque na foto e na citação acima), entre tantos outros nomes de referência nas áreas acadêmica e da saúde mental.
A indicação do livro ao Prêmio Jabuti Acadêmico representa um trabalho de integração entre o trabalho acadêmico, a cultura nacional e a difusão do saber. É um reconhecimento coletivo que honra todos os envolvidos em sua construção, mas também todos que se dedicam a pensar criticamente o Brasil e a realidade da sociedade atual, sempre tendo como referência passados não tão distantes.