Iniciativa é parte do Seminários Abertos e tem como palestrante o coordenador do curso de Biomedicina da universidade, professor Lucas Tiné
Na esteira da campanha Dezembro Vermelho, de conscientização sobre a luta contra o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Universidade Castelo Branco promove um ciclo de palestras sobre a prevenção, o tratamento e os direitos das pessoas com o vírus da imunodeficiência humana. A iniciativa é parte do Seminários Abertos da UCB e acontece na próxima quinta-feira (12/12), na sala Nair Muls, ministrada pelo coordenador do curso de Biomedicina, professor Lucas Tiné.
De acordo com um relatório produzido neste ano pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS), cerca de 39,9 milhões de pessoas estavam vivendo com HIV em 2023. Desses, 30,7 milhões estavam em acesso à terapia antirretroviral, que combina medicamentos para combater a infecção pelo vírus. O tratamento, além da prevenção e do diagnóstico precoce, é um dos principais caminhos para erradicar a doença.
Como aponta o professor Lucas Tiné, a palestra visa discutir as evoluções no combate ao HIV, com destaque para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento antirretroviral. Serão abordados ainda os testes regulares e os métodos de proteção cruciais para se evitar a transmissão, além da desestigmatização da condição, essencial para reduzir as desinformações em torno do vírus e garantir um maior acesso ao tratamento adequado. “A campanha do Dezembro Vermelho é uma mobilização internacional que visa não apenas informar sobre a infecção pelo HIV, mas também combater o estigma e promover a proteção dos direitos humanos das pessoas afetadas. Venha se informar e contribuir para um futuro onde o HIV/AIDS não seja mais uma barreira para a saúde e dignidade das pessoas”, reforça o educador.