Curso de Educação Física da UCB levará oficina de bonecas Abayomi na Caminhada da Conscientização do Autismo

O curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco participará da 12ª Caminhada da Conscientização do Autismo , que será realizada no dia 27 de abril, no Posto 12, no Leblon . O evento é promovido pelo Grupo Mundo Azul, coletivo criado em 2011 por pais de jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como parte da programação, o curso levará uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, conduzida pelas alunas Letícia Lúcia Rodrigues Hertel e Gabriela Russo Duarte da Silva de Moura, com apoio de outros alunos do curso. A oficina será aberta ao público e tem como proposta trabalhar, de maneira lúdica e inclusiva, elementos da cultura afro-brasileira, promovendo o acolhimento, o cuidado e o fortalecimento de vínculos.

Além das alunas envolvidas na oficina, o curso de Educação Física também levará outros estudantes para contribuir com as ações de extensão e vivenciar a prática acadêmica em contexto comunitário. Estarão presentes ainda alunos e projetos de extensão de outros cursos da UCB, ampliando a diversidade de experiências e o diálogo interdisciplinar durante o evento.

A escolha da boneca Abayomi — símbolo de resistência, ancestralidade e afeto — parte de uma abordagem que valoriza a cultura dos povos Iorubás e sua contribuição para a identidade brasileira. Segundo Gabriela, “ a confecção das Abayomis representa não só uma herança ancestral, mas também um gesto de acolhimento e conexão com o outro, algo essencial na abordagem de crianças e jovens com TEA ”.

A proposta reforça o compromisso do curso com a educação inclusiva, a valorização da diversidade e a promoção da saúde. Professores e pesquisadores da UCB que atuam diretamente com a temática do autismo também participam dessa construção. O professor Maurício Fidelis, que também é pai de uma criança com TEA nível 3, e a professora Rosana Fachada, pesquisadora e fundadora de uma clínica especializada em crianças neurodivergentes, realizam regularmente ações e palestras com os alunos, incentivando práticas mais acessíveis e respeitosas. O coordenador do curso, professor Rômulo Caccavo, também acompanha de perto essas iniciativas e reforça o papel transformador da extensão universitária.

Com essa participação, a Universidade Castelo Branco reafirma sua missão de integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo experiências que impactam positivamente a sociedade e fortalecem a formação cidadã de seus alunos.

Leia também

Autismo em Pauta: Saiba Mais Sobre o Espectro

Um transtorno que afeta a todos, independentemente da idade, gênero ou classe social Hoje, 2 de abril, o mundo celebra o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo. Mas você sabe como surgiu essa data e por que ela é

Leia mais »