Curso de Direito promove ciclo de palestras sobre Maio Amarelo

A campanha conscientiza sobre a segurança no transito

A Universidade Castelo Branco realizou na quarta-feira (15/05), uma noite de palestras alusivas ao Maio Amarelo, mês de conscientização à Segurança no Transito. Durante a atividade, os alunos puderam conhecer mais sobre projetos como a Operação Lei Seca e Segurança Presente.
A roda de conversa fez parte de uma série de eventos organizados pelo curso de Direito da UCB durante o mês de maio que já contou com ações sociais e sessão fotográfica em comemoração ao Dia das Mães.
“É sempre um prazer participar na formação e propagação dos nossos serviços e contribuir com a formação dos novos juristas”, disse o coordenador da operação Segurança Presente e um dos palestrantes, Major da Policia Militar, Ricardo Alves.

Major Ricardo Alves (Segurança Presente/PMERJ) palestrando para os alunos da UCB – Foto: Divulgação/UCB

Para o Tenente Marcio Bachur, chefe da Operação Lei Seca, foi uma noite de muito aprendizado. “Viemos tratar do Maio Amarelo e ensinar um pouco mais aos alunos da Castelo Branco sobre a importância da segurança no transito e frisar que álcool e direção não combinam”.
Ele completa. “Ao longo de 15 anos da Operação Lei Seca, foi possível observar que os índices de acidentes fatais diminuíram. A Associação Brasileira de Medicina do Trafego informa que houve uma redução de letalidade que varia de 20% a 30%, provenientes do alcoolismo e direção”.

Tenente Marcio Bachur (Lei Seca/PMERJ) falando sobre a importância do projeto – Foto: Divulgação/UCB

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal (PRF), a principal causa de acidentes de transito é a falta de atenção ou a reação dos motoristas, motociclistas e pedestres, além da desobediência de regras de transito, excesso de velocidade e uso de álcool.
A Campanha Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu para conscientizar sobre a redução de acidentes de transito e a cor amarela faz alusão às placas de sinalização de transito, indicando atenção e cuidado.
A última palestra da noite foi ministrada pelo professor de Direito Penal, Luciano Filizola que trouxe para a discussão, temas pertinentes às suas disciplinas.
“Foi uma excelente oportunidade de troca… Muito rica para os alunos. Contamos com a presença de policiais dos programas Segurança Presente e da Lei Seca e ainda tivemos a oportunidade de apresentar pra eles uma disciplina que na maioria das faculdades não é apresentada, que é a criminologia, o que conseguiu também, de certa forma, dialogar com a palestra anterior, uma vez que essa criminologia tende a uma reflexão , uma analise, sobre perspectivas da realidade do crime”, disse o professor.

Professor Luciano Filizola trazendo a “Criminologia” como tema de estudo – Foto: Divulgação/UCB

Assim foi a noite de mais um evento realizado pelo curso de Direito da Universidade Castelo Branco. Debates, discussões sobre temas pertinentes à campanha e, acima de tudo, a conscientização.

Da esquerda para a direita: *Profª Teresinha Rosa, Ten. Bachur, Major Ricardo, Prof. Luciano Filizola – Foto: Divulgação/UCB

  • Profª Teresinha Rosa: Coordenadora do curso de Direito da UCB
  • Tenente Marcio Bachur: Chefe da Operação Lei Seca
  • Major Ricardo Alves: Coordenador da operação Segurança Presente (Base Bangu)
  • Professor Luciano Filizola: Professor de Direito Penal da UCB

Tags

Leia também