Alunos do curso de Biomedicina da Universidade Castelo Branco participaram de uma importante atividade de extensão no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Simão Bacamarte, localizado no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação foi realizada sob a orientação do professor Kawan Alves, preceptor de estágio, e contou com a participação de oito estudantes das disciplinas de Patologia Clínica e Estética.
Recebidos pela enfermeira Sandra, responsável pelo CAPS, e pela professora Márcia Calazans, preceptora de Enfermagem da UCB, os alunos desenvolveram ações voltadas tanto para os usuários quanto para os funcionários da unidade, promovendo saúde, bem-estar e integração comunitária.
As atividades envolveram:
- Tipagem sanguínea, com demonstração e explicação do procedimento, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer seu grupo sanguíneo;
- Limpeza de pele, com foco em bem-estar e autoestima, em funcionários(as) e usuários(as) do CAPS.
Alunas participantes:
Patologia Clínica:
- Zélia Luiza
- Kerolen Garcia
- Karol Bessa
- Alcione Fernandes
- Marina Vieira
- Gabriela Rodopiano
Estética:
- Gabrielly Souza
- Paola Simplício
A ação fortalece o compromisso da UCB com a formação de profissionais capacitados não apenas tecnicamente, mas também socialmente engajados. Atividades como essa ampliam a vivência prática dos estudantes e demonstram a importância da integração entre ensino e comunidade, especialmente em espaços de cuidado em saúde mental como os CAPS.






