Criminologista belga aborda técnicas de mediação familiar em palestra na Universidade Castelo Branco

Evento discute abordagem sistêmica na resolução de conflitos, servindo como base para atendimentos realizados por estudantes

Nesta sexta-feira (22), os cursos de Psicologia e Direito da Universidade Castelo Branco promovem uma palestra com a criminologista belga Brunhilde Calewaert, especialista em mediação familiar. O evento acontece no Teatro Carlos Wenceslau, no Campus Realengo, a partir das 18h, tendo por foco a aplicação da abordagem sistêmica na mediação de conflitos familiares.

Com experiência internacional e formação em ciências psicológicas, educacionais e criminológicas, Calewaert se destaca por aplicar a abordagem sistêmica na mediação familiar, técnica que busca compreender as dinâmicas familiares de forma integrada. Durante o encontro, a especialista compartilhará práticas que auxiliam na resolução de conflitos em diferentes contextos, incluindo separações e disputas comunitárias. “Mediadora de coração, assim que comecei a trabalhar com a temática passei a me dedicar plenamente à mediação familiar, mais especificamente, em todas as suas formas. A partir daí me interessei por diferentes formar de trabalhar em território estrangeiro, atuando na gestão social e de conflitos”, afirma a profissional.

Idealizador da iniciativa, o professor João Nadaes destaca que essa metodologia, ainda pouco explorada no Brasil no contexto da mediação, é de grande relevância para o atendimento a casais e famílias, servindo de base para futuros atendimentos no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da universidade. “A mediação sistêmica é uma inovação que conecta técnicas práticas e uma visão integrada da família, o que pode enriquecer a formação dos alunos e prepará-los para situações reais de conflito”, afirma. Ele explica que a técnica analisa a estrutura familiar para identificar desequilíbrios e facilitar mudanças por meio de metáforas e técnicas concretas.

O evento é voltado para estudantes de Psicologia, Direito e áreas correlatas, além de interessados na temática. A palestra é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Leia também

Autismo em Pauta: Saiba Mais Sobre a Síndrome

Um transtorno que afeta a todos, independentemente da idade, gênero ou classe social Hoje, 2 de abril, o mundo celebra o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo. Mas você sabe como surgiu essa data e por que ela é

Leia mais »