Evento discute abordagem sistêmica na resolução de conflitos, servindo como base para atendimentos realizados por estudantes
Nesta sexta-feira (22), os cursos de Psicologia e Direito da Universidade Castelo Branco promovem uma palestra com a criminologista belga Brunhilde Calewaert, especialista em mediação familiar. O evento acontece no Teatro Carlos Wenceslau, no Campus Realengo, a partir das 18h, tendo por foco a aplicação da abordagem sistêmica na mediação de conflitos familiares.
Com experiência internacional e formação em ciências psicológicas, educacionais e criminológicas, Calewaert se destaca por aplicar a abordagem sistêmica na mediação familiar, técnica que busca compreender as dinâmicas familiares de forma integrada. Durante o encontro, a especialista compartilhará práticas que auxiliam na resolução de conflitos em diferentes contextos, incluindo separações e disputas comunitárias. “Mediadora de coração, assim que comecei a trabalhar com a temática passei a me dedicar plenamente à mediação familiar, mais especificamente, em todas as suas formas. A partir daí me interessei por diferentes formar de trabalhar em território estrangeiro, atuando na gestão social e de conflitos”, afirma a profissional.
Idealizador da iniciativa, o professor João Nadaes destaca que essa metodologia, ainda pouco explorada no Brasil no contexto da mediação, é de grande relevância para o atendimento a casais e famílias, servindo de base para futuros atendimentos no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da universidade. “A mediação sistêmica é uma inovação que conecta técnicas práticas e uma visão integrada da família, o que pode enriquecer a formação dos alunos e prepará-los para situações reais de conflito”, afirma. Ele explica que a técnica analisa a estrutura familiar para identificar desequilíbrios e facilitar mudanças por meio de metáforas e técnicas concretas.
O evento é voltado para estudantes de Psicologia, Direito e áreas correlatas, além de interessados na temática. A palestra é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.