Conselho Regional de Psicologia promove evento na Universidade Castelo Branco

O encontro contou com rodas de conversa e dinâmicas direcionadas a alunos e profissionais de psicologia

Um evento memorável para o curso de Psicologia da UCB! Com essa frase a aluna Ana Beatriz Santos, do 1º período do curso definiu o encontro, depois de participar das rodas de conversa que ocorreram no teatro da Universidade Castelo Branco na última quinta-feira (16/05). O evento intitulado “Os caminhos da Psicologia: memórias, verdade e justiça”, foi organizado pela Comissão Regional de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e contou com a participação do público presente, através de perguntas, dinâmicas e discussões sobre os temas propostos.

 

Mônica Affonso, coordenadora da comissão de eventos do CRP-RJ e Talita Badin, coordenadora do curso de psicologia da UCB – Foto: Divulgação/UCB

Durante as palestras que tiveram inicio às 17h e encerramento às 21h, muitos assuntos importantes foram abordados e discutidos. Entre eles, diversidade, a luta manicomial, inclusão das pessoas com deficiência e a preocupação da Psicologia por tratamentos mais humanizados.
Uma sequência de rodas de conversa promovidas pelo CRP-RJ e que aconteceu na semana em que se comemora o “Dia do Orgulho Trans e Travesti” (15/05) e o “Dia Internacional de combate à Homofobia” (17/05). São duas datas importantes de conscientização que proporcionaram importantes debates com palestrantes gays, transexuais e travestis.
“Esse evento traz a lembrança da importância das lutas, principalmente as lutas relacionadas à garantia dos Direitos Humanos”, enfatizou a professora Talita Baldin, coordenadora do curso de Psicologia da UCB.


Para Juliana Gabriel Pereira, conselheira mediadora do CRP-RJ, é uma boa oportunidade de levar aos alunos de psicologia, temas tão atuais. “É um imenso prazer estar no meio acadêmico, debatendo com os alunos e trazendo novas possibilidades de conhecimento. Não existe nada melhor do que trazermos isso para as novas gerações, novos profissionais que já estão aprendendo uma nova forma de lidar com os conflitos”.
A conselheira completa. “A gente faz de cada espaço desses, um lugar especial pra que possamos ampliar mais as discussões no campo politico da psicologia”.

 

Diversidade e inclusão: Da esquerda para a direita, Edileuza Fernandes, Sara York e Maycon Pereira – Foto: Divulgação/UCB

Maycon Pereira, conselheiro e coordenador do eixo de politicas e praticas anticapacitistas do CRP-RJ tem uma visão bem ampla e proveitosa sobre o evento.“Esse evento serve para fomentar e esclarecer as discussões sobre os Direitos Humanos, de forma especifica, falando sobre questões que envolvem a inclusão das pessoas com deficiência dentro da psicologia. Estamos aqui para enfatizar e refletir o quanto nós precisamos tornar a psicologia acessível, anticapacitista e incluir as pessoas com deficiência”.

 

O público lotou o teatro da Universidade Castelo Branco e permaneceu até o final do evento – Foto: Divulgação/UCB

Com palestrantes especialistas, conhecedores dos temas abordados e livres de estereótipos, o CRP-RJ trouxe para a UCB um evento aberto a profissionais e estudantes de psicologia, que puderam absorver a vivencia de cada um dos convidados e que, com muita competência, dividiram suas experiências, trazendo de forma muito emocionante mais conscientização e boas expectativas para o 12º Congresso Regional de Psicologia do Rio de Janeiro que acontecerá em 2025.

https://www.youtube.com/watch?v=6pHt1a4xkHI
Live do evento, transmitida pelo canal oficial do Conselho Regional de Psicologia, no Youtube

Leia também