Iniciativa destaca a importância do esporte como ferramenta de ensino e de prática corporal no curso, aponta o professor Flavio Damião
Os estudantes da disciplina de Introdução a Lutas da Universidade Castelo Branco participaram de uma aula especial com a atual campeã mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a faixa-preta Vitória Vieira, na última quarta-feira (30). Aluna do 6º período de Educação Física, a atleta compartilhou com os colegas não apenas técnicas e fundamentos da modalidade, mas também sua experiência em competições de alto nível, inspirando os futuros profissionais
“É uma grande satisfação e um prazer enorme, especialmente por ser mulher e ocupar espaços que antes eram predominantemente masculinos. Meu objetivo é trazer um pouco da essência do jiu-jitsu e da minha própria essência. É uma alegria estar aqui”, compartilhou a atleta. Vitória ressaltou ainda o poder transformador do esporte: “Para aqueles que estão começando e sonham em competir, minha dica é: não desistam! O jiu-jitsu é um esporte complexo, mas que vale a pena. É uma forma de treinar a mente e lutar contra nossas próprias limitações. Muitas pessoas conseguem superar ansiedade e depressão através do jiu-jitsu, e eu sou uma delas. Ele é uma ferramenta de suma importância.”
Professor da disciplina, Flavio Damiano sublinhou a importância da prática na formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de experimentar a arte marcial mais a fundo. “Os discentes puderam adquirir conhecimentos acerca da história do Jiu-Jitsu, da sua criação às transformações ao longo do tempo, sobretudo nos últimos 100 anos”, destacou o educador.
Aluno do 8º período de Educação Física e um dos instrutores do dia, ao lado de Vitória Vieira, o também faixa-preta Lucas Moreira falou sobre a iniciativa. “A Universidade Castelo Branco proporciona uma oportunidade única para nós. Estou grato por estar em um lugar que oferece um aprendizado tão significativo, tanto para minha carreira quanto para meu desenvolvimento pessoal. Conheci a Vitória aqui; já a acompanhava como fã há anos, e hoje, tenho o privilégio de sermos amigos, não apenas no ambiente acadêmico e no tatame, mas também fora dele. É uma grande honra ter a oportunidade de dar aulas junto com ela e ajudar os colegas”, afirma.