ALUNOS DO COLÉGIO GISSONI APRESENTAM CICLO DE PALESTRAS SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO

Alunos do Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni realizaram no dia 18 de Setembro, um ciclo de palestras com uma temática cada vez mais importante hoje em dia. Foi o “Lugar de Fala”.

Durante toda a manhã e divididos em grupos, os estudantes do ensino médio apresentaram seus trabalhos, que contou com a interação de todos os presentes e que, devido à quantidade de alunos e grupos, foi dividido em 2 dias, sendo sua segunda etapa de apresentações marcada para o dia 25/09 (segunda-feira).

A aluna Eduarda Gomes abriu o ciclo de palestras no Teatro UCB – Foto: Bruno Cilento/UCB

 A atividade organizada e promovida por Gustavo Pereira, professor de filosofia, sociologia e projeto de vida do colégio de aplicação, foi apoiada pelos professores de outras disciplinas, que liberaram seus alunos para que participassem, tamanha a importância dos temas abordados. Entre eles, “Estoicismo em Tempos de Crise: A Arte de Não Sofrer Sob Qualquer Circunstância. ”, “Modernidade Líquida: Cada Vez Mais Somos Menos. ”, “Povos Originários e a Identidade Nacional: Quem são os Verdadeiros Brasileiros? ”, “Cinismo x Cultura da Ostentação: Como Ter Menos é Ter Mais? ”, “Sociedade de Consumo, Obsolescências e Fetiche da Mercadoria: Quando Nossos Desejos se Tornam Necessidades. ”, “Feminismo x Machismo: As Faces de 2 Moedas (Muito) Diferentes. ” e “Preto, Pobre e Favelado? A Questão dos Negros e a Marginalização. ”, tratando de assuntos históricos e atuais, traçando comparativos e mostrando o quanto a sociedade precisa se atentar cada vez mais a esses temas.

Aluna Maria Eduarda (Duda) demonstrando confiança ao falar do tema proposto – Foto: Bruno Cilento/UCB

Para o professor, é muito importante desenvolver esse tipo de atividade. Ele diz: “Essa questão da gente viver em uma sociedade superficial, uma sociedade líquida, uma modernidade líquida… eu acho que isso faz com que esses temas sejam mais do que bacanas de serem trabalhados, ou importantes, eles são urgentes, são necessários. E aí, claro, não tem maneira fácil, não tem receita de bolo para fazer isso, é sempre um desafio trazer essas temáticas sociológicas e filosóficas para discussão, especialmente no ensino médio, quando a gente está lidando com adolescente e tudo mais. ” E completa: “fico muito orgulhoso e muito contente de ver os encaminhamentos que os estudantes conseguem dar com a nossa orientação, com a orientação dos professores, os encaminhamentos que eles conseguem dar para essas questões. ”

As alunas Gabrielly da Ponte, Mycaela Pereira e Vitória Cavalcanti fecharam a manhã de palestras – Foto: Bruno Cilento/UCB

A Universidade Castelo Branco se orgulha de ter sua história iniciada através dos esforços dos professores Vera e Paulo Gissoni, ao fundar em 1963, o Colégio Gissoni. Isso mostra a importância dada pelo Centro Educacional Realengo à temas tão complexos e que precisam ser cada vez mais abordados, assim como feito pelo professor Gustavo e todo o corpo docente do CAP (Colégio de Aplicação).

Assim foi o primeiro dia do ciclo de palestras do Colégio Gissoni. Muita emoção, irreverencia e bastante responsabilidade apresentada por cada um dos alunos em seus temas, promovendo uma verdadeira manhã de conhecimento, numa instituição de ensino onde o aluno sempre terá o seu “Lugar de Fala”.

Veja os vídeos com as entrevistas de professores e alunos:
https://drive.google.com/drive/folders/1p9UCVp8aXTbKYi9GPtSrKS0DUL9TF_Lh?usp=sharing

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »