Alunos de Medicina Participam de Aula Externa sobre Populações em Situação de Rua

Alunos do segundo período do curso de Medicina da Universidade Castelo Branco (UCB) participaram nesta sexta-feira (24/05), de uma aula externa focada na saúde de populações em situação de rua. A atividade integra a disciplina de Saúde e Comunidade 2, que inclui em sua ementa a obrigatoriedade de abordar políticas de saúde para populações vulneráveis, entre elas as que vivem em situação de rua.

A aula foi conduzida pelo professor Victor Costa, que ressaltou a importância dessa experiência prática para os futuros médicos. “Apresentar um programa tão revolucionário e abrangente como este é essencial para a formação dos nossos alunos, pois amplia a compreensão sobre a saúde pública e o cuidado integral das populações vulneráveis,” afirma o professor.

Os alunos foram recebidos pela diretora do Programa Seguir em Frente, Vanessa Tomé. O Programa é o primeiro no Brasil com a proposta de acolhimento e assistência em saúde, além de reinserir no mercado de trabalho e na família as pessoas em situação de rua. É uma iniciativa pioneira em abordagens e estratégias de acolhimento e assistência, que oferece um modelo integrativo de cuidado e reinserção social.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Dona Ivone Lara, administrado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O centro é fundamental no atendimento e suporte a indivíduos com dependências químicas, proporcionando tratamento e apoio contínuo.

Eles visitaram também, a residência e unidade de acolhimento Sonho Meu, que faz parte do Programa Seguir em Frente, onde tiraram fotos e interagiram com a equipe local. A experiência foi descrita pelos alunos como enriquecedora e essencial para a compreensão dos desafios e das estratégias envolvidas no cuidado das populações em situação de rua.

 Esse é mais uma ação que reafirma o compromisso da UCB com a formação completa e humanizada de seus alunos, proporcionando experiências que vão além da sala de aula e que impactam diretamente a comunidade.

Para mais informações sobre o curso de Medicina e outras atividades, acesse o site da Universidade Castelo Branco.

Tags

Leia também