Três décadas de tradição: Direito da UCB completa 30 anos

Comemoração contou com evento com alunos, professores e a celebração de uma missa em Ação de Graças

Você sabia que, em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I aprovou a criação das primeiras faculdades de Direito do Brasil?

Nessa data, foram instituídas a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

A história do Direito no país passou por transformações significativas ao longo do tempo e participou de decisões fundamentais, contribuindo para o surgimento de novas e importantes escolas jurídicas.

Foi nesse contexto que, em 22 de dezembro de 1995, por meio da Portaria nº 1.551/1995 do Ministério da Educação (MEC), foi autorizada a abertura do curso de Direito da Universidade Castelo Branco, um dos pioneiros da Zona Oeste do Rio, que passou a receber alunos de diversas regiões.


No dia em que completa 30 anos, o curso de Direito celebra uma trajetória marcada pela formação de inúmeros profissionais e por momentos marcantes. Entre eles estão visitas à OAB, júris simulados, aulas especiais com diversas personalidades, autoridades e a inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), em 2017, que contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Após a cerimônia, ele palestrou aos estudantes, compartilhando experiências de sua atuação no Judiciário brasileiro.

De forma antecipada, devido ao encerramento do ano letivo, dia 03 de dezembro, quarta –feira, uma missa foi celebrada na capela da UCB, em ação de graças pelo aniversário do curso e contou com a presença de professores, alunos e da coordenadora, professora Teresinha Guimarães.

São anos de tradição sustentados por um legado construído com base em uma formação íntegra e de qualidade, marcas que a Universidade Castelo Branco preserva em sua trajetória e faz questão de transmitir às futuras gerações. Afinal, a “Casa da Educação Física” é também a Universidade da Saúde e, há 30 anos, uma referência no ensino jurídico.

Leia também

Oportunidade: UCB realiza mais um Vestibular Social

A ação contempla candidatos com bolsas de estudo nos diversos cursos de graduação da instituição A Universidade Castelo Branco tem como uma de suas principais missões a filantropia. Dessa forma, realizou, no dia 28 de janeiro (quarta-feira), mais uma edição

Leia mais »

UCB celebra Vera Gissoni

Se estivesse viva, a fundadora da Universidade Castelo Branco estaria completando, no dia 9 de janeiro, 89 anos Nascida em 1937, a professora Vera, como era conhecida, iniciou sua trajetória na educação ainda muito jovem, trabalhando em uma pequena escola

Leia mais »

Réveillon e Animais: Quando a Festa se Torna Medo e Dor

Audição sensível, risco de fugas e danos à saúde reforçam a importância de medidas de proteção para as comemorações Com a chegada das festas de fim de ano, as comemorações com músicas altas, maior movimentação e fogos de artifício fazem

Leia mais »