Porque uma instituição de ensino é formada por profissionais com desejo, dedicação e vocação para formar outros grandes profissionais
15 de Outubro: Muitas homenagens, respeito e carinho à quem se doa para instruir outras pessoas.
No Brasil, a data celebra o dia do profissional responsável por me capacitar a escrever e a você, leitor, por ler e interpretar esse texto, mas você sabe qual é a origem desse dia tão importante?
A data, instituída em 1827, remonta ao decreto assinado por Dom Pedro I, que criou, em 15 de outubro daquele ano, o “Ensino Elementar no Brasil”. Nele, determinava-se que todos os lugares mais populosos deveriam ter “escolas de primeiras letras”.
Apesar do decreto e de sua importância, a data só foi valorizada quase um século e meio depois, quando um grupo de educadores, em São Paulo, teve a ideia de paralisar suas atividades para analisar seu trabalho, suas atribuições e responsabilidades, e também descansar para continuar o semestre, tradicionalmente mais longo e cansativo que o primeiro.
A iniciativa se espalhou e foi acolhida por toda a categoria.

A história também destaca o Projeto de Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, de autoria da professora e deputada estadual catarinense Antonieta de Barros, que instituiu a data como feriado escolar. Anos depois, em 1963, o dia 15 de outubro foi oficialmente reconhecido como o Dia dos Professores, por meio do Decreto Federal nº 52.682, assinado pelo então presidente da República, João Goulart, valorizando nacionalmente a data.
Atualmente, a comemoração não representa apenas um dia de descanso, mas também simboliza a luta da classe por uma educação de qualidade, inclusiva e acessível a todos os povos, em todas as regiões do país.
Para isso, o apoio das políticas públicas voltadas ao ensino, tanto nas instituições quanto na promoção de projetos que incentivem o acesso à informação, à leitura e aos conteúdos acadêmicos, é fundamental.
Afinal, para formar as futuras gerações de professores, é necessário que a geração atual esteja preparada para conduzir, inspirar e capacitar seus alunos.

Na Universidade Castelo Branco, instituição que iniciou suas atividades em 1963, mesmo ano em que a data foi promulgada, os profissionais docentes têm voz e valor.
Desde sua fundação, idealizada e conduzida por professores que compreendiam as necessidades dos alunos e da comunidade da região, a UCB sempre prezou pela oportunidade de acesso ao ensino, com um cuidado ímpar e uma tradição que a tornou uma grande referência no Ensino Superior, formando profissionais competentes e reconhecidos em todas as áreas em que atuam.

A chancela da “Castelo” mantém a qualidade e os princípios que sempre foram o foco da Professora Vera Gissoni, nome que simboliza esta homenagem, estendida a todo o corpo docente e aos profissionais de educação que tornam possível o sonho de ensinar e transformar vidas por meio do conhecimento.
Parabéns, professores!