Multidisciplinaridade: Cursos de Psicologia e Direito promovem palestra sobre violência doméstica

A atividade reuniu alunos, professores e convidados, totalizando mais de 250 pessoas no Teatro da UCB

O mundo celebrou, no último sábado (08/03), o Dia Internacional da Mulher, mas, na UCB, a comemoração continua acontecendo por meio de atividades organizadas por alunos e professores.

Um desses eventos foi a palestra realizada na quinta-feira (13/03), organizada por uma integração dos cursos de Direito e Psicologia da universidade, tendo como tema principal o enfrentamento à violência contra a mulher e a violência doméstica.

Entre as convidadas da mesa estavam a diretora do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM Tia Gaúcha), Valeska Pantaleão; a diretora administrativa da CEAM, Ana Cláudia Lescaut e as coordenadoras dos cursos de Direito, professora Terezinha Rosa, e de Psicologia, professora Talita Baldin.

Segundo pesquisa publicada pela CNN Brasil, uma mulher morre a cada 17 horas em razão do gênero. Ou seja, simplesmente por ser mulher. A pesquisa apontou também que, em mais de 75% dos casos, os crimes foram cometidos por pessoas próximas às vítimas, sendo 70% cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

A diretora do CEAM, Valeska Pantaleão, falou sobre a importância de eventos como o promovido pela UCB: “É fundamental que as faculdades olhem para essa temática e entendam a necessidade de transpor os seus muros. É essencial que a comunidade acadêmica caminhe com a sociedade, entendendo que a multidisciplinaridade e a rede são importantes para o combate efetivo à violência doméstica e familiar. ”

Atualmente, o enfrentamento à violência contra a mulher utiliza algumas ferramentas fundamentais. Uma delas é a Lei Maria da Penha.

A Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) define a violência doméstica contra a mulher como crime, prevendo formas de punição e de assistência às vítimas, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível de instrução, idade ou religião.

Outra importante ferramenta é o telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher), disponível 24 horas e com profissionais capacitados para receber denúncias de violência, além dos números 197 (Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar).

A Universidade Castelo Branco, por meio dos cursos organizadores desse evento, dispõe de um Núcleo de Práticas Jurídicas e de um Serviço de Psicologia Aplicada que podem prestar apoio às vítimas. Basta procurar os serviços no campus da UCB, na Avenida Santa Cruz, nº 1631, em Realengo.

Para mais informações, visite o site

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

Se você viu, conhece ou é vítima de violência doméstica, não perca tempo.

Denuncie!

 A vida vale muito, e quem sofre não tem tempo a perder!

Veja mais fotos clicando Aqui!

Leia também

Você sabe o que é e para que serve a Ginástica Laboral?

Iniciativa do curso de Fisioterapia da UCB promove bem-estar no expediente e previne lesões causadas por esforços repetitivos A ginástica laboral é um conjunto de exercícios físicos de curta duração, realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar

Leia mais »

Curso de Nutrição da UCB Oferece Atendimento Gratuito

Por enquanto, as avaliações nutricionais só contemplam funcionários da universidade, mas há planos de estenderem o serviço Os funcionários da Castelo agora contam com um reforço importante para a saúde e qualidade de vida. O curso de Nutrição da UCB

Leia mais »