Ao todo, a 22ª edição conta com oito artigos de professores e alunos da Universidade Castelo Branco e de pesquisadores de instituições convidadas. Publicações abordam desde estudos sociais sobre gênero e confinamento na sociedade até lesões em caninos no estado do Rio
Com mais de 20 anos de história, a revista Novo Enfoque, publicação acadêmica da Universidade Castelo Branco, lançou no último mês a sua nova edição após a repaginação aprovada pelo Conselho Universitário. Mais acessível, moderna e com um corpo editorial expandido, a revista traz artigos produzidos por professores e acadêmicos de diversos cursos da UCB, além de pesquisadores externos de outras instituições de ensino, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rede Universitas/BR e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A nova edição conta com um prefácio escrito pela socióloga Drª Nair Mulls, que foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UCB e dá nome à sala especial de eventos no bloco A do campus Realengo. No texto, a pesquisadora enfatiza o papel da revista como um espaço de diálogo entre a ciência e a sociedade. “A UCB reforça o seu papel: uma universidade comprometida com a sociedade da qual faz parte, realmente inserida nesse espaço, possibilitando o compartilhamento entre o saber científico e o saber popular, o enriquecimento da formação acadêmica de seus professores e de seus alunos, futuros profissionais”.
Editor-chefe da Novo Enfoque, o professor Cláudio Diehl ressalta os pilares da produção do conhecimento na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Para o educador, esses fundamentos “devem ser disseminados para a comunidade acadêmica e principalmente para a população em geral, gerando benefícios sociais, econômicos e culturais”, afirma. “A Universidade Castelo Branco tem como um dos seus objetivos oferecer uma formação acadêmica e profissional qualificada para o mundo do trabalho, da produção crítica do conhecimento e da realização de programas de ação social, que tenham como horizonte a inclusão e a formação cidadã, sendo a Revista Novo Enfoque, um dos meios pelo qual este objetivo pode ser alcançado”, completa.
Ao todo, a revista possui oito artigos sobre diferentes assuntos, entre eles uma análise acerca da prevalência de sedentarismo entre escolares da educação básica, uma pesquisa sobre a concepção de gestão em uma escola municipal, uma reflexão a respeito das dinâmicas de gênero e confinamento na sociedade e um estudo retrospectivo de lesões esplênicas de caninos no estado do Rio.
Adotando o modelo de acesso aberto, a revista acadêmica segue disponível para leitura e submissão de trabalhos pelo site oficial da UCB, sem custos para publicação. Compõem o corpo editorial os professores da UCB Aníbal Gil Lopes, reitor da instituição; Cláudio Diehl; João José Cossatis; Gabriela Soares, pró-reitora acadêmica; Jane Rangel; Luciane Barreiro; Flávia Mota; Sérgio Tavares; e Vaneir Inocêncio. Também fazem parte os professores Anselmo de Athayde, da UFPA; Antonio Neres, Jeronimo Augusto Fonseca, Margareth Maria de Carvalho e Salvatore Sicilano, representando a Fiocruz; José Irineu Gorla, da Unicamp; e Felipe Lameu, professor do Colégio Pedro II.