Acadêmicos de Medicina abordam a importância da higienização pessoal em dinâmica com alunos do ensino fundamental de Realengo

Atividade teve a participação da Clínica da Família Antônio Gonçalves da Silva e contou com palestras e rodas de conversa focadas na prevenção de doenças.

Na última segunda-feira (21), calouros do curso de Medicina da Universidade Castelo Branco foram até o Ciep Thomas Jefferson, em Realengo, para promover uma série de dinâmicas interativas com alunos do ensino fundamental sobre a importância da higiene pessoal. Parte da disciplina de extensão universitária, a iniciativa contou com o apoio da Clínica da Família Antônio Gonçalves da Silva, que colaborou com a articulação das palestras e rodas de conversa, com foco na prevenção de doenças.

Durante as atividades, os pequenos puderam aprender mais sobre a relevância do tema para a saúde humana e sua relação com a prevenção de doenças, além de técnicas como a forma correta de lavar as mãos e o tempo ideal para essa prática, a importância de um banho adequado e o uso correto dos produtos de higiene. 

“As crianças demonstraram grande interesse nas atividades e foram bem participativas, já possuindo um conhecimento prévio sobre microrganismos e medidas preventivas, o que facilitou a compreensão do tema”, aponta o professor da disciplina, Helio Furtado. De acordo com o educador, iniciativas como essa reafirmam uma das diretrizes fundamentais da extensão universitária: promover a saúde e prevenir doenças em contextos comunitários, fortalecendo a interação entre a universidade e a sociedade.

Leia também