Coordenado pela professora Patrícia Mota, o encontro contou com dicas de estudos, incluindo ferramentas tecnológicas que ajudam na organização de tarefas
O letramento acadêmico foi tema do Seminários Abertos desta semana, realizado nesta quinta-feira (10/10), na sala multiuso da Universidade Castelo Branco. Orientado pela professora Patrícia Mota, coordenadora do curso de Pedagogia e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, o encontro reuniu estudantes de diversos cursos, oferecendo ferramentas e estratégias para otimizar o desempenho e superar os desafios da vida acadêmica.
Segundo a pedagoga, é comum que muitos estudantes no país cheguem ao ensino superior sem dominar as habilidades de leitura ativa de pesquisas científicas e produção de textos acadêmicos. “Nosso objetivo é equipar os alunos para que possam construir uma base sólida”, pontuou.
Durante o encontro, a professora abordou a importância de métodos ativos de estudo, como o uso de mapas mentais e técnicas de memorização. Ela também apresentou dicas práticas, como a rotatividade entre disciplinas e a organização de pausas estratégicas, fundamentais para uma absorção eficaz do conteúdo. Além disso, Patrícia ressaltou a relevância de ferramentas tecnológicas, como Mendeley e Google Agenda, para otimizar a organização e a produtividade dos alunos.
Além das questões técnicas, Mota também abordou o impacto emocional das dificuldades no âmbito acadêmico, mencionando como a falta de preparo pode gerar estresse e até problemas de saúde mental entre os alunos. “É essencial que a universidade ofereça suporte para que os estudantes aprendam a se organizar e a superar essas barreiras”, afirmou. “Queremos garantir que essa passagem pelo ensino superior seja mais tranquila e produtiva, preparando-os para se tornarem profissionais críticos e reflexivos”, salientou.