Para dar início às atividades acadêmicas em 2024.1, a Universidade Castelo Branco (UCB) recebeu, nesta quinta-feira (29), a equipe de coleta externa do Hemorio para uma campanha de doação de sangue. A ação, que ocorreu nos novos laboratórios de Anatomia da UCB, coletou 51 bolsas de sangue, que podem salvar até 204 vidas.
Para o coordenador do curso de Medicina da UCB, professor Aníbal Gil Lopes, a doação é muito importante porque a população está sujeita a inúmeros tipo de acidentes, além de cirurgias e pacientes com doenças oncológicas e hematológicas. “O sangue é o único insumo em saúde que não é comprável, não é produzido por uma fábrica, depende essencialmente da solidariedade humana”, afirma.
De acordo com o Diretor Geral do Hemorio, Dr. Luiz Amorim, fevereiro é um período muito crítico para doação por causa do período de pós-carnaval, onde os estoques ficam muito abaixo. “Neste ano, está ainda mais grave por causa da epidemia de dengue, que tem exigido muitas transfusões de sangue. Então, a gente espera ter mais sangue para atender às necessidades, que, neste momento, estão muito grande”, completa.
Para estudante Kawan Alves, 22, não há nada mais gratificante do que receber um SMS falando que você salvou determinadas vidas. “Tanta gente que precisa e a gente tem em abundância, é sempre bom estar doando e ajudando a quem necessita tanto desse sangue”, destaca.
A parceria é de iniciativa do Curso de Medicina da UCB. Ao todo, 71 pessoas participaram da campanha.
Veja mais fotos aqui.