Curso de Direito da UCB promove aula prática simulada de Direito Penal e do Trabalho

Alunos de Direito realizando a simulação de uma Audiência Trabalhista. FOTO: Bruno Cilento/ UCB

O curso de Direito da Universidade Castelo Branco promoveu, nesta quarta-feira (08), na Sala Nair Mulls, um Júri Simulado de Direito Penal e uma Audiência Trabalhista. Durante a dinâmica, os alunos realizaram a simulação de processos reais adaptados para a aula prática, além de interpretarem funções jurídicas oficiais. Os processos em julgamento foram sobre uma tentativa de homicídio e o desvio de função de uma empregada doméstica. Os professores Luciano Filizola e Fábio Conde atuaram como supervisores das atividades.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da UCB, a professora Terezinha Rosa, o evento foi uma grande oportunidade para os estudantes vivenciarem todo o conteúdo que eles aprendem em sala de aula. “O ganho é muito maior vivenciando e praticando as atividades, porque enquanto você vive só na teoria, nada vale a pena. O importante é exatamente isso: colocar em prática e, também, conscientizar o aluno que o aprendizado é contínuo. Você aprende todos os dias. E o direito é isso, hoje é e amanhã não é mais”, completa.

Mariana Rodrigues, aluna do 9º período de Direito, acredita que a melhor experiência é a prática. “Participar de um tribunal de júri era um sonho, e é um sonho que estou realizando porque é uma área que gosto e tenho muito interesse. Fazendo os estudos e planejando a dinâmica dos fatos, a gente acaba tendo a convicção de que, para que ser um bom promotor, você precisa ser um excelente advogado de defesa”, destaca.

Para Adriano Rodrigues, a simulação motiva o aprimoramento do conhecimento. “A gente começa a trabalhar em cima das justificativas dos fatos para defender o nosso cliente. Não temos só que aprender a fazer o julgamento ou qualificar, precisamos aprender a parte da defesa, que é muito importante”, ressaltou o aluno do 9º período de Direito da UCB.

Tags

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »