Campanha: Livros que também matam a fome. Biblioteca da UCB doa parte do seu acervo em troca de alimentos. Primeira entrega será nesta sexta (22/09).

A Biblioteca Manuel Bandeira da Universidade Castelo Branco, que tem em seu nome um dos maiores autores da literatura nacional, faz uma campanha para troca de parte de seu acervo por alimentos não perecíveis que serão entregues a quem precisa.

Na primeira doação, a instituição agraciada será o Quilombo Astrogilda Cafundá, localizada em Vargem Grande, Rio de Janeiro. A comunidade quilombola que além de preservar a cultura afro-brasileira, também faz um grande trabalho social e ambiental na região. Eles recebem diversas instituições de ensino para difundir os conhecimentos de preservação da natureza no Parque Estadual da Pedra Branca, além de conscientizar sobre a ancestralidade da qual faz parte.

A entrega dos alimentos ocorrerá às 13h30 do dia 22/09/2023 no Restaurante Tô Na Boa. E para os alunos UCB que forem no dia e local, poderão participar de uma visita guiada, onde poderão receber um certificado de 3 horas de Atividades Complementares.

Outro ponto importante da instituição quilombola é o trabalho de Cozinha Artesanal realizado no resturante Tô Na Boa. A instituição fundada na comunidade também capacita as mulheres da quilombolas e da região para os conceitos da Cozinha Artesanal, que além de trazer alto poder nutritivo, auxilia na preservação de cultura gastronômica das comunidades nativas do Brasil.

A Biblioteca Manuel Bandeira já contabiliza quase 300 kilos de alimentos doados em pouco mais de 1 mês de arrecadação. São alimentos como arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de mandioca, sal, açúcar, farinha de trigo, óleo, leite em pó, aveia em flocos, pó de café e muito mais.

A bibliotecária responsável pela Campanha, Simone Pimentel, faz uma importante constatação: “Manuel Bandeira também foi um grande poeta que trouxe luz e conscientização para a fome no Brasil através do seu trabalho. É dele o poema “O Bicho”, que tem um grande papel na literatura brasileira e na formação pedagógica.

Veja o poema de Manuel Bandeira:

O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Endereço do Quilombo Cafundá Astrogilda: R. Luiz Borracha, 722 – Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ, 22785-150
Telefone: (21) 3417-4963

Alimentos doados na biblioteca da UCB.

Tags

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »