Psicomotricidade Relacional: Teoria e Prática

Campus

Realengo

Carga Horária

8 horas

Data

24/05/2025 (sábado)

Horário

9h às 17h

Objetivo geral

Apresentar a área de psicomotricidade relacional, conceitos, técnicas e atuação profissional.

Área de oferta

Área de Ed. Física.

Pré-requisitos

Ensino médio. 

Público- alvo: Estudantes e Profissionais da área da Saúde, além de demais interessados na temática.

Carga horária

8 horas

Valor

R$ 90,00

Conteúdos abordados:

  1. Introdução à psicomotricidade relacional
  2. Psicomotricidade e educação
  3. Parâmetros da psicomotricidade relacional
  4. Avaliação e intervenção em psicomotricidade relacional
  5. Atuação e formação do psicomotricista relacional

Bibliografia

LEVIN, Esteban. Clínica e Educação com crianças do Outro Espelho. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. 

LEVIN, Esteban. A clínica Psicomotora: o corpo na linguagem. Rio de Janeiro: Vozes. 1995. 

MATTOS, Vera, KABARITE, Aline. Perfil Psicomotor: um olhar para além do desempenho. São Paulo: U.E.S, 2005.

ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Teoria e Prática em Psicomotricidade – Jogos, Atividades Lúdicas, Expressão Corporal e Brincadeiras Infantis. Rio de Janeiro:Wak editora, 2008

ALVES, R. C. S. . O Corpo do Professor. 1ª. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2013. v. 1. 124 p.p .

COSTALLAT, Dalila M. M. de. A psicomoticidade otimizando as relações humanas. 2 ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2002. 199 p.

FERREIRA, Carlos A. Matos, THOMPSON, Rita. Imagem e Esquema Corporal. São Paulo: Lovise, 2005.

FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008

LE BOULCH. Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007

Local na UCB

Sala de aula.

Docentes

Romulo Caccavo

Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (hoje Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC);

Pós-Graduado em Educação Física Escolar; 

MBA em Gestão Pública;

MBA em Gestão Empresarial;

Coordenador e Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharel da Universidade Castelo Branco (UCB);

Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);

Doutorando em Educação (UCP)

Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (hoje Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC);

Pós-Graduado em Educação Física Escolar; 

MBA em Gestão Pública;

MBA em Gestão Empresarial;

Coordenador e Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharel da Universidade Castelo Branco (UCB);

Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);

Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Corporal Carioca da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);

Líder do Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Negócios na Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);

Orientador da Liga Acadêmica de Empreendedorismo em Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);

Professor da Rede Pública e Privada;

Consultor na área de Gestão em Educação Física.