

Campus
Realengo
Carga Horária
8 horas
Data
24/05/2025 (sábado)
Horário
9h às 17h
Objetivo geral
Apresentar a área de psicomotricidade relacional, conceitos, técnicas e atuação profissional.
Área de oferta
Área de Ed. Física.
Pré-requisitos
Ensino médio.
Público- alvo: Estudantes e Profissionais da área da Saúde, além de demais interessados na temática.
Carga horária
8 horas
Conteúdos abordados:
- Introdução à psicomotricidade relacional
- Psicomotricidade e educação
- Parâmetros da psicomotricidade relacional
- Avaliação e intervenção em psicomotricidade relacional
- Atuação e formação do psicomotricista relacional
Bibliografia
LEVIN, Esteban. Clínica e Educação com crianças do Outro Espelho. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
LEVIN, Esteban. A clínica Psicomotora: o corpo na linguagem. Rio de Janeiro: Vozes. 1995.
MATTOS, Vera, KABARITE, Aline. Perfil Psicomotor: um olhar para além do desempenho. São Paulo: U.E.S, 2005.
ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Teoria e Prática em Psicomotricidade – Jogos, Atividades Lúdicas, Expressão Corporal e Brincadeiras Infantis. Rio de Janeiro:Wak editora, 2008
ALVES, R. C. S. . O Corpo do Professor. 1ª. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2013. v. 1. 124 p.p .
COSTALLAT, Dalila M. M. de. A psicomoticidade otimizando as relações humanas. 2 ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2002. 199 p.
FERREIRA, Carlos A. Matos, THOMPSON, Rita. Imagem e Esquema Corporal. São Paulo: Lovise, 2005.
FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008
LE BOULCH. Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007
Local na UCB
Sala de aula.
Docentes
Romulo Caccavo
Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (hoje Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC);
Pós-Graduado em Educação Física Escolar;
MBA em Gestão Pública;
MBA em Gestão Empresarial;
Coordenador e Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharel da Universidade Castelo Branco (UCB);
Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);
Doutorando em Educação (UCP)
Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (hoje Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC);
Pós-Graduado em Educação Física Escolar;
MBA em Gestão Pública;
MBA em Gestão Empresarial;
Coordenador e Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharel da Universidade Castelo Branco (UCB);
Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);
Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Corporal Carioca da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);
Líder do Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Negócios na Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);
Orientador da Liga Acadêmica de Empreendedorismo em Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ);
Professor da Rede Pública e Privada;
Consultor na área de Gestão em Educação Física.