Diferenciais
Matriz Curricular
O curso Técnico em Análises Clínicas atenta às demandas do mercado, que fornece ao aluno habilidades e competências para a realização do diagnóstico clínico-laboratorial, aflorando o conhecimento científico do funcionamento do corpo humano, assim como as principais patologias que assolam a humanidade como diabetes, anemias, infecções e anomalias genéticas.
Estágios Curriculares de Excelência
Oportunidade de estágios curriculares em instituições públicas e privadas, ONGs e outras entidades, sempre acompanhados por um profissional (preceptor) com ampla experiência na área.
Infraestrutura
Laboratório de Análises Clínicas - LEOLAB;
Laboratório de Microspia;
Laboratório de Biologia;
Complexo de Anatomia;
Centro de Simulação realística da escola da saúde.
Objetivo
O Curso Técnico em Análises Clínicas tem como objetivo formar profissionais habilitados no campo biodiagnóstico, atendendo às necessidades dos planos diagnósticos inseridos no contexto social e na saúde pública. O curso possui professores com titulação e ampla experiência de mercado de trabalho, laboratórios de aulas práticas equipados, matriz curricular atualizada com as Diretrizes do MEC, projetos de pesquisa e extensão que ampliam o conhecimento do aluno.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o Técnico em Análises Clínicas oferece cada vez mais oportunidades.
Grade Curricular
- Boas Práticas de Laboratório I;
- Noções de Morfofisiologia Humana;
- Biossegurança I.
- Boas Práticas de Laboratório II;
- Microbiologia;
- Parasitologia;
- Bioquímica I;
- Biossegurança II;
- Biologia Celular.
- Boas Práticas de Laboratório III;
- Imunologia;
- Bioquímica II;
- Hematologia;
- Citopatologia;
- Estágio.
Coordenação de Curso
Prof. Lucas Tiné Pereira da Silva
Formado em Biomedicina pela Universidade Castelo Branco, UCB – RJ, em 2021. Possui experiência como monitor nas disciplinas de Microbiologia e Imunologia, Micologia geral e clínica, Microbiologia Clínica, Imunologia Clínica, Auditoria, Gestão e Controle de Qualidade e Boas práticas laboratoriais, na Universidade Castelo Branco. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia. Atuou como Auxiliar Técnico Biomédico nos Laboratórios Multidisciplinares da Escola da Saúde e Meio Ambiente da Universidade Castelo Branco. Atualmente, Mestrando pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) no Laboratório de Pesquisas Sobre o Timo, desenvolvendo o projeto intitulado “Análise da regulação da atividade antiviral e anti-inflamatória dos neuropeptídeos VIP e PACAP por peptidases membranares em células infectadas pelo SARS-CoV-2”.
Informações adicionais
Ato Legal
LBD nº 9394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Resolução nº 1 de 5 de dezembro de 2014.