Centro de Simulação Realística

Conheça o Centro de Simulação Realística
da Universidade Castelo Branco!

Descrição geral do Laboratório de Simulação Realística

O Centro de Simulação Realística (CSR) da Universidade Castelo Branco conta com uma infraestrutura de última geração, única em toda a Zona Oeste. O Centro de Simulação Realística atende às disciplinas práticas de toda a Escola de Ciências da Saúde e Meio-Ambiente, Escola de Medicina, dos cursos de Pós-Graduação e do ensino técnico do Colégio de Aplicação Gissoni.

Estruturado simulando um hospital, o CSR possui diversas salas em um modelo progressivo, iniciando na recepção e estendendo-se até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Centro de Simulação Realística oferece um espaço que replica com exatidão todos os detalhes dos setores hospitalares, desde a recepção até a UTI, proporcionando uma imersão realística e segura para o desenvolvimento de habilidades e competências clínicas.

Consultório

Simula o local de atendimento inicial de pacientes, onde seriam recolhidas informações básicas para a confecção da anamnese, a fim de um devido encaminhamento para o setor adequado. Possui em sua estrutura um computador e cadeiras para espera de atendimento.

Salas de Radiologia

As salas de Radiologia da Universidade Castelo Branco contam com uma estrutura e equipamentos que possibilitam aos alunos aprenderem o posicionamento de cada aparelho radiológico e das placas de raios-X. Na Sala 1, há três mesas de raios-X com suas respectivas mesas de controle e coletes para proteção radiológica. Na Sala 2, existem dois mamógrafos e três aparelhos para radiografias ortodônticas.

As salas de Radiologia replicam com exatidão os ambientes hospitalares de tomografia e mamografia, permitindo a aprendizagem prática segura do posicionamento dos equipamentos radiológicos e a exposição das placas de raios-X. Os alunos podem desenvolver habilidades e competências na execução de exames radiológicos sob a supervisão dos docentes, reduzindo erros e aumentando a qualidade dos trabalhos.

Salas de Debriefing

Salas com recurso multimídia (televisão) e cadeiras que possibilitam ao docente fazer apresentações aos alunos, traçar estratégias e demonstrar procedimentos a serem executados dentro do Centro de Simulação Realística.

Salas de Vivências 1

Sendo um Laboratório de Simulação mais generalista, possui em sua estrutura macas, bonecos, pia e lençóis, assim como ar-condicionado. Utilizado a fim de demonstrar técnicas como manipulação de pacientes, cuidados básicos e monitoramento.

Salas de Vivências 2

Sendo um Laboratório de Simulação mais generalista, o laboratório possui em sua estrutura macas, bonecos simuladores de pacientes, pias e lençóis, assim como ar condicionado. Utilizado com o objetivo de demonstrar técnicas como manipulação, mobilização e transporte seguro de pacientes; cuidados básicos de higiene, alimentação e troca de vestuário; monitoramento de sinais vitais.

O laboratório permite a aprendizagem prática segura destas técnicas, reduzindo riscos de danos aos pacientes na assistência clínica. Os alunos podem desenvolver habilidades psicomotoras sob supervisão docente, consolidando os conhecimentos teóricos adquiridos. Os bonecos simuladores de pacientes e os equipamentos do laboratório replicam os ambientes hospitalares com alto grau de fidelidade, proporcionando imersão realística na prática dos procedimentos. Desta forma, o Laboratório de Simulação generalista promove a integração dos saberes teóricos e práticos, qualificando os futuros profissionais da saúde.

Centro de Terapia Intensiva – CTI

É um laboratório de simulação com enfoque em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que possui em sua estrutura maca, boneco simulador de paciente gravemente enfermo com monitor cardíaco, equipo de soro, desfibrilador, tubo de ventilação mecânica, pia, lençóis e ar-condicionado. Utilizado com o objetivo de demonstrar técnicas de cuidado intensivo como monitoramento hemodinâmico e respiratório contínuo; ventilação mecânica; infusão de medicamentos e soluções; desfibrilação e reanimação cardiopulmonar; higiene e mobilização de pacientes graves.

O laboratório permite a aprendizagem prática segura destas técnicas complexas, reduzindo riscos de danos aos pacientes na UTI. Os alunos podem desenvolver habilidades psicomotoras sob supervisão docente, consolidando os conhecimentos teóricos adquiridos. O boneco simulador replicando um paciente grave em UTI e os equipamentos do laboratório conferem alto grau de realismo às simulações, possibilitando imersão nas práticas intensivistas.

Desta forma, o laboratório de simulação em UTI promove a integração dos saberes teóricos e práticos, qualificando os futuros profissionais de terapia intensiva.

Centro de Terapia Intensiva – CTI Pediátrico

É um laboratório de simulação com enfoque neonatal, que possui em sua estrutura maca, boneco infantil e neonatal, pia, lençóis e ar-condicionado. Utilizado a fim de demonstrar técnicas com enfoque em neonatos e crianças.

Salas de Controle

As salas de controle são espaços para visualização e avaliação de condutas clínicas realizadas pelo docente do lado externo dos laboratórios de simulação. É equipada com bancadas, cadeiras e ar condicionado.

Sala de Habilidades

As salas de habilidade são espaços conectados para treinamento em aferição de pressão, realização de punções, massagem cardiorrespiratória, entre outras técnicas comuns à rotina dos profissionais da saúde. Possui quadro, recurso multimídia, leitor radiográfico e cadeiras.

Área de higienização das mãos

A área de higienização de mãos contém pia hospitalar com capacidade para 5 funcionários na área de lavagem.

A finalidade do uso do Centro de Simulação Realística é proporcionar aos estudantes de Saúde o primeiro contato com o ambiente de cuidado: seja ela na atenção básica ou na área hospitalar. Neste espaço os estudantes têm a oportunidade de realizar a simulação das técnicas básicas de Saúde, manusear os equipamentos e problematizar sobre os cuidados na intervenção de Saúde.

O Centro de Simulação Realística possui quatro ambientes de simulação, entre pediátricos e adultos, que podem reproduzir situações que vão desde a lavagem correta das mãos e punhos até punção e manobras em pacientes com parada cardíaca. Assim, o Centro atende dos primeiros aos últimos períodos. No espaço, há um centro de radiologia com câmara clara e câmara escura, além de aparelhos para a reprodução de exames. Sala de recepção e de atendimento da rede básica também fazem parte da estrutura.

Para a realização das atividades o Centro de Simulação Realística possui equipamentos adequados ao ensino, dentre eles, manequins para simulação de procedimentos, camas (hospitalar eletrônica e simples, cama comum utilizada em domicílios), macas, materiais cirúrgicos, e equipamentos audiovisuais. Os manequins, em modelos adultos e infantis, possibilitam a simulação das ações práticas.

O Centro de Simulação Realística representa a essência do aprendizado do graduando em Saúde.