O uso de jogos teatrais em intervenções em Saúde e Educação

Campus

Realengo

Carga Horária

4 horas

Data

24/05/2025 (sábado)

Horário

8h às 12h

Objetivo geral

Desenvolver oficinas de teatro baseadas na estética do oprimido, de Augusto Boal, como ferramenta para intervenções em saúde e educação.

Área de oferta

Área de Psicologia.

Pré-requisitos

Estudantes das áreas de saúde e educação, estudantes do Ensino Médio, comunidade em geral.

Carga horária

4 horas

Valor

R$ 30,00

Conteúdos abordados:

  1. Breve introdução ao uso do teatro como ferramenta de expressão;
  2. O teatro do oprimido – teoria e funções práticas
  3. Experimentação de jogos teatrais baseados no Teatro do Oprimido: Teatro-Imagem e Teatro-fórum;

Bibliografia

BOAL, A. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: GAramond, 2009.

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

VASCONCELLOS, L. P. Dicionário de Teatro. São Paulo: L&PM, 2010.

Local na UCB

Sala de aula ou Teatro

Docentes

Talita Baldin

Atriz, psicóloga e psicanalista, pós-doutoranda em Psicologia na Universidade Federal Fluminense. Desde 2009 dedica-se ao uso da arte como forma de expressão da subjetividade e como ferramenta para intervenções na área da psicologia, especialmente do uso do teatro, sendo atriz profissional e já tendo ministrado oficinas de teatro para crianças, adultos e idosos. Pesquisadora das interfaces entre psicologia e arte, psicanálise e arte, desenvolveu e desenvolve projetos diversos investigando essas relações. É docente de graduação e pós-graduação, psicóloga/psicanalista em consultório e eventualmente desenvolve trabalhos artísticos.

Coordenadora do curso de Psicologia da UCB.