
Autismo e Educação Física Escolar: da compreensão à intervenção

Campus
Realengo
Carga Horária
8 horas
Data
24/05/2025 (sábado)
Horário
8h às 18h
Objetivo geral
Apresentar a visão holística que envolve a Relação Autismo, Escola e Corpo.
Área de oferta
Área de Ed. Física.
Pré-requisitos
Estudantes e Professores de Educação Física e Áreas Afins.
Carga horária
8 horas
Conteúdos abordados:
1 – O processo histórico da deficiência; indicadores sobre o autismo na rede escolar; o que é o
Autismo? Critérios diagnóstico e a importância da Educação Física; educação inclusiva e educação especial; Níveis de Suporte; Transtornos de Modulação Sensorial; Crises; Neurônio Espelho e a importância da Imitação; Somatognosia; Psicomotricidade Relacional e a importância do Jogo.
2 – Parte prática – (Jogos, brincadeiras e esporte); Rigidez Cognitiva no TEA; Dessensibilização Sistemática; Função Executiva e o TEA; A importância da atenção compartilhada; Comportamentos Inapropriados ou disruptivos, o que fazer? Teoria da Mente E o TEA;
3 – O que diz a lei, os critérios diagnósticos, Plano Educacional Individualizado (P.E.I) e construção de um quadro de rotina
4 – A Educação Física Escolar e o Autismo, a importância da inclusão, Avaliação PEI e aula prática. Dos alunos da turma.
Bibliografia
Autores de referência: Eugene Bleuler, Gruny Sukhareva, Melaine Klein; Léo Kanner, Mayra Gaiato; Lucelmo Lacerda; Educação Psicomotora : a psicocinética da idade escolar, Le Boulch; A Terapia Psicomotora, Mauro Vecchiato; Psicomotricidade , Educação Física e Jogos Infantis, Alexandre Moraes de Mello; Educação Física Escolar: Desenvolvendo habilidades; Vanja Ferreira; Aprendizagem Através do Jogo, Juan Antonio Moreno Murcia; Brincando e Aprendendo Habilidades Sociais, Ana Paula Casa Grande Silva et al; Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física, João Batista Freire; 120 Jogos e Percursos de Psicomotricidade: Crianças em movimento, Giovanna Paesani; Brincando e Aprendendo Com Os Jogos Cooperativos, Reinaldo Soler; Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na Escola, Mauro Gomes de Mattos e Marcos Garcia Neira; O Jogo Dentro e Fora da Escola, João Batista Freira; Revista Diversidade: Autismo Diferentes Mundos; Manejo Comportamental de Crianças Com Transtorno do Espectro AutistaEm Condição de Inclusão Escolar, Laís Pereira Khoury et al; Ensinando a Pessoa Com Autismo e Deficiência Intelectual, Maryse Suplino; e outras obras
Local na UCB
Sala de aula.
Docentes
Mauricio Fidelis Da Silva Moreira
Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco; Especialização em Elaboração de Projetos Socioesportivos pela Universidade Castelo Branco.
Tamires Ferreira Borges da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2021) e graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Especialização em Psicopedagogia.
Professora e Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro; Professora do Curso de Extensão do CEPUERJ