Serviços_old1

Além de ser a melhor Universidade da Zona Oeste, a UCB oferece diversos serviços pensando no bem-estar e qualidade de vida de seus alunos e moradores da região. Aqui você encontra todos eles e escolhe o que mais se interessar.

Biblioteca

A Biblioteca Manuel Bandeira, BMB, oferece aos alunos, professores e funcionários da UCB, e também à comunidade da Zona Oeste, um acervo de:

      • 137.001 exemplares de livros;

      • 68.226 periódicos;

      • 9.301 monografias;

      • 1.288 vídeos.

    Recentemente foram adquiridos títulos novos em torno de 1.500 exemplares. Com esta ampla gama de títulos, desde livros de variadas áreas até enciclopédias, dicionários, CD-ROMs, jornais, periódicos, vídeos, DVDs, mapas, teses, dissertações e monografias, a Universidade Castelo Branco visa atender todas as necessidades do corpo docente e discente, além de disponibilizar as suas instalações para toda a comunidade da Zona Oeste que deseja fazer pesquisas em nosso acervo. O sistema de busca é informatizado, possibilitando que o usuário faça a sua busca on-line.

    As instalações e o acervo da BMB podem ser utilizados por alunos, funcionários administrativos e docentes do UCB/CAP/CCB, comunidade adjacente e integrantes das instituições participantes do Compartilhamento das Bibliotecas do Rio de Janeiro que estejam regularmente cadastrados conforme as normas internas da biblioteca. Uma universidade se constrói com pessoas e livros. O conhecimento é ferramenta fundamental para abrir os horizontes, daí a importância que a Castelo confere à sua Biblioteca Manuel Bandeira.

    Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UCB

    Empréstimos

    Só será permitido o empréstimo para usuários cadastrados.
    Para alunos do colégio ou da universidade, prazo máximo de empréstimos é de sete dias para livros e folhetos. Alunos matriculados nos cursos de pós-graduação e professores têm o prazo estabelecido em 15 dias, exceto para os livros de tarja vermelha.
    Cada usuário poderá ter em seu poder no máximo 3 volumes por vez.

    Renovação

    A renovação do prazo de empréstimos é permitida caso a obra não esteja reservada para outro usuário. A solicitação deve preceder a data da renovação e só poderá ser feita por intermédio da apresentação da publicação. Volumes em atraso não podem ser renovados.

    Multas

    Toda publicação deve ser entregue na data marcada, a fim de melhor atender a todos. Em caso de atraso, será computada uma multa diária, exceto aos domingos e feriados. Qualquer dano ou perda de volume acarretará a substituição à custa do usuário.

    Reservas

    Para as publicações que se encontram emprestadas, pode ser feita a reserva através do preenchimento de formulário próprio, disponível no balcão do setor. A obra ficará à disposição por 48 horas após a devolução. Findo este prazo, a reserva será anulada.
    No caso de reservas múltiplas da mesma publicação, será obedecida a ordem cronológica dos pedidos.

    Atendimento

    Campus Realengo
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

    Campus Penha
    De segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.

        • Clique aqui e confira o Plano de Gestão da Biblioteca

        • Clique aqui e confira o Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UCB

        • Clique aqui e tenha acesso on-line à biblioteca

        • Clique aqui e tenha acesso on-line à Minha Biblioteca

      Central de Estágios e Oportunidades

      A Central de Estágios e Oportunidades está ligada à Diretoria Graduação e atua com o objetivo de dinamizar os estágios curriculares, obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de graduação, visando a implementar a política de estágio traçada pelos órgãos superiores da UCB, mantendo estreito relacionamento com o Colégio de Aplicação Gissoni.
      Entre as suas principais atividades está a viabilização das condições administrativas que permitam a integração da universidade com empresas ou instituições concedentes de estágios e/ou empregos, formalizando convênios e assinando Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Sua atuação está voltada ainda para a inserção dos alunos dos cursos tradicionais, tecnológicos e a distância no “mundo do trabalho”, como profissionais em formação, atendendo às exigências da profissão e formando trabalhadores capazes, multiqualificados, com perfil crítico e possuindo uma perspectiva holística de sua profissão.

      Central de Oportunidades

      As oportunidades de estágios e empregos são encaminhadas pelas Empresas ou Instituições Conveniadas e divulgadas pela Central de Estágios e Oportunidades.
      Para anunciar as oportunidades, entre em contato com a central de estágios e oportunidades:

      Atendimento

      Segunda a sexta-feira, das 9h00min às 19h00min.

      (21) 3216-7779

      E-mail: divestagio@castelobranco.br

      Instituições Conveniadas

      Clique aqui para acessar a planilha de instituições conveniadas atualizada em Google Planilhas.

      Oportunidades de estágio ou emprego

      Clique aqui para acessar as oportunidades cadastradas em nossa Central organizadas em Google Drive.

      Clique aqui e conheça a Clínica Escola Castelo Branco / IPPS. Um campo aberto para estágio de todos os cursos da UCB em Realengo e principalmente para área da saúde, como fisioterapia, serviço social, enfermagem, entre outros cursos.

      Documentos

      Kit de documentos necessários para fazer Estágio em Docência – Cursos de Licenciaturas.

      Kit de documentos necessários para fazer Estágio de cursos de Bacharelados ou Tecnólogos.

      Centro Esportivo

      O Centro Esportivo Castelo Branco (CECB) oferece estrutura adequada para a prática de diversas atividades esportivas, além de servir como espaço para as aulas práticas de vários cursos da Universidade Castelo Branco e do Colégio de Aplicação Paulo Gissoni.

      Em um espaço de 20.000 m² há campo de futebol com medidas oficiais, ginásio poliesportivo com capacidade para 1.000 pessoas, piscina olímpica, sala de judô, salas de dança, sala de musculação, pista de atletismo e 29 salas de aula.

      O Centro Esportivo costuma sediar eventos como Dia Olímpico Estudantil, Dia Olímpico Universitário, Jogos Intercolegiais, Campeonatos Universitários e Estudantis, Olimpíadas de Portadores de Necessidades Especiais e JEPAR, JEEP, ambos da Secretaria de Esportes do estado do Rio de Janeiro.

      Clínica Escola Castelo Branco

      A Clínica Escola Castelo Branco foi inaugurada pelas Faculdades Integradas Castelo Branco em 23 de agosto de 1984, a partir da necessidade de um espaço para as aplicações práticas de dois cursos que surgiam na época: Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Quase 25 anos depois, as faculdades se tornaram uma universidade, a clínica aumentou suas dependências e a qualidade do atendimento só evoluiu. Hoje, a Clínica Escola, mantida pelo Instituto de Pesquisa e Promoção da Saúde (IPPS), atende pessoas de todas as idades e oferece à comunidade serviços gratuitos e pacotes populares.

      Estágios

      Além de uma profunda relação com os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Nutrição para receber estagiários, a Clínica Escola Castelo Branco trabalha em diversos segmentos e pode receber estagiários de todos os cursos da UCB e Colégio Gissoni. Venha nos visitar!

      Atendimento

      De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

      Clínica Escola de Medicina Veterinária

      O campus Penha da Castelo Branco oferece um curso de graduação com visão abrangente, que estimula nos alunos a busca constante por soluções e alternativas fundamentadas na ciência. Na Clínica Escola de Medicina Veterinária, os alunos têm a possibilidade de colocar a teoria aprendida em sala de aula em prática e a população conta com a certeza de um atendimento de qualidade.

      Atendimento

      Atendimento agendado por telefone, e-mail ou presencialmente para os seguintes procedimentos: nefrologia, cardiologia, imunologia, avaliação cirúrgica, atendimento a silvestres, especialista em felinos e exames de imagens.

      Atendimento com retirada de senha até 13h: consultas clínicas e exames laboratoriais.

      Tel.: (21) 2209-3659 – (21) 99496-6031

      De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

      E-mail: clinicavet@castelobranco.br

      Laboratório Social de Análises Clínicas/Neolab

      O Laboratório Social de Análises Clínicas da Universidade Castelo Branco em parceria com o Neolab oferece diversos exames a preços populares para a comunidade realizados por profissionais capacitados. O laboratório também oferece coleta domiciliar mediante agendamento.
      O laboratório está localizado na Avenida Santa Cruz, 1631, em Realengo, com entrada independente.

      Funcionamento

      Segunda a sexta: 7h às 17h e Sábado das 7h às 11h

      (21)3216-7845

      Para saber mais sobre o NeoLab, clique aqui e visite seu site. Clique aqui e veja a tabela de serviços .

      Faça seu orçamento através dos telefones 3216-7845 e 97255-5286 ou através do email atendimento@neolabrj.com.br

      Núcleo de Cidadania e Práticas Jurídicas

      A Universidade Castelo Branco possui o Núcleo de Cidadania e Práticas Jurídicas, como forma de dar suporte às demandas da sociedade brasileira, buscando um envolvimento mais direto da instituição com a comunidade, em uma ação preventiva voltada para as áreas de penal, cível e trabalhista, que exigem um envolvimento socioeducativo, assistencial e jurídico intensivo.

      Todos os atendimentos são feitos por alunos supervisionados pelos professores do cursos de Direito e de Serviço Social da UCB.

      O NPJ funciona toda quinta-feira:
      Das 10h às 12h – Atendimento de questões cíveis e familiares.
      Das 15h às 17h – Atendimento de questões trabalhistas e penais.

      Venha nos visitar!
      O Núcleo fica no Bloco G, ao lado do Laboratório Social NEOLAB, no campus Realengo.